Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Qual a Bronca?

Qual a Bronca?

Colunista

Redação jornal A Tribuna

Jet ski próximo a banhistas

| 08/02/2020, 16:22 h | Atualizado em 08/02/2020, 16:28

Imagem ilustrativa da imagem Jet ski próximo a banhistas
Sem fiscalização, jet ski se aproxima de banhistas na praia Grande, na Ilha do Boi, em Vitória |  Foto: Marcela Pimenta

“Estou passando férias em Vitória, visitando alguns parentes e ao passear em praia Grande, na Ilha do Boi, observei dois jet skis muito próximos aos banhistas, ultrapassando os limites estabelecidos”, denuncia a assistente de almoxarifado, Marcela Pimenta, que mora na cidade de Sumaré, no interior de São Paulo.

Ela relata que os dois condutores não estavam “nem aí” e, inclusive, faziam manobras arriscadas. “A Marinha precisa intensificar a fiscalização nas praias nesta época do ano”.

O Comando do 1º Distrito Naval da Marinha do Brasil e a Capitania dos Portos do Espírito Santo esclarecem que, dentro das atividades da Operação Verão, intensifica as ações de inspeção naval em todo o Estado, fiscalizando e conscientizando os condutores de embarcações sobre os aspectos relacionados à documentação e à segurança.

Imagem ilustrativa da imagem Jet ski próximo a banhistas

Informa ainda que, para conduzir qualquer tipo de embarcação a motor como lancha e jet ski, é necessário ter, no mínimo, 18 anos, e possuir a Carteira de Habilitação Amador (CHA).

Além disso, as embarcações devem manter a distância mínima de 200 metros da praia para navegar, porém podem se aproximar da praia a baixa velocidade (5 km/h), de forma perpendicular e, preferencialmente, em local onde não exista concentração de banhistas para o embarque e desembarque de passageiros, para a retirada da embarcação da água e para fundeio, desde que não haja restrição previamente estabelecida pelo poder público Municipal ou Estadual. Os condutores que descumprirem as normas estão sujeitos a notificação, multa, até a apreensão da embarcação.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: