Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Vaga no TJ movimenta OAB

| 13/02/2020, 08:28 08:28 h | Atualizado em 13/02/2020, 08:30

O Tribunal de Justiça publicou na terça-feira a aposentadoria do desembargador Álvaro Bourguignon e convocou o juiz Raimundo Siqueira Ribeiro para substituí-lo.

A cadeira pertence à OAB, por conta do Quinto Constitucional, mas ainda não há um prazo para que a Corte considere a vaga aberta para preenchimento definitivo. Mesmo assim, é grande a movimentação nos bastidores da OAB, principalmente com relação à escolha.

Em 24 de outubro, o presidente da OAB-ES, José Carlos Rizk Filho, enviou um ofício ao presidente da Comissão de Defesa do Quinto Constitucional, Alessandro Rostagno, pedindo relatório e voto sobre o processo eleitoral e sugerindo uma resolução para formar a lista sêxtupla visando às vagas em tribunais.

A sugestão é que, após a inscrição e deferimento das candidaturas, o Conselho da Ordem escolha três nomes. Os outros três seriam escolhidos por eleição direta a partir de uma lista com 9 nomes formada pelo Conselho. A resolução contraria, segundo alguns advogados, o que Rizk teria prometido em campanha: eleições diretas para o quinto constitucional.

“Não há nada definido”
O presidente da Comissão de Defesa do Quinto Constitucional, Alessandro Rostagno, disse que ainda não tem nada definido com relação ao processo eleitoral. “Isso é só uma sugestão. Nada está definido. Ainda vamos passar por uma reunião do Conselho. O que existe agora é muita futrica de WhatsApp e interesses escusos por trás”, disse.

Fica para depois
Procurado, o presidente da OAB-ES, José Carlos Rizk Filho, enviou uma nota: “A OAB-ES ainda não foi comunicada oficialmente sobre a abertura da vaga de desembargador do Tribunal de Justiça. Tão logo isso ocorra, a Ordem dará informações à advocacia e à sociedade sobre o processo de formação da lista sêxtupla de advogados a ser enviada ao TJ”.

Caixão vazio
“Ulysses, o senhor das Diretas, deve estar levantando e abaixando a tampa do caixão”, disse o deputado Zé Esmeraldo em crítica ao MDB. Detalhe: o corpo de Ulysses Guimarães nunca foi enterrado e nem encontrado após um acidente aéreo no Rio, em 1992.

A diferença de atravessar a ponte
O secretário do Trabalho e deputado licenciado, Bruno Lamas (PSB), vai lançar sua pré-candidatura a prefeito no encontro estadual da legenda, no próximo sábado, às 8h30. Mas o evento, que seria em Vila Velha, foi transferido para a Serra, onde Lamas pretende disputar. Agora será no Cerimonial Porto Bello, em Jardim Limoeiro, a partir das 8h30.

“Tenho certeza que a maioria tem responsabilidade”
Ao contrário de alguns que andam insuflando uma nova greve de policiais no Estado, o deputado Sergio Majeski pediu, ontem na Assembleia, ponderação. “Sabemos que o episódio de 2017 só causou sofrimento. Não deveríamos nem ventilar a hipótese de repeti-lo. Não vejo o governo se negando a negociar. Fui muito criticado quando votei a favor da anistia, mas eu decidi dar um voto de confiança à polícia. Tenho certeza que a maioria tem responsabilidade”.

Galeria

Juntos
O projeto do deputado Sergio Majeski que garante recarga de cartão de passe durante as férias escolares foi apensado a projeto semelhante do deputado Lorenzo Pazolini.

Articulação do PSD
O vereador Mazinho dos Anjos (PSD) se reuniu com o presidente nacional do seu partido, Gilberto Kassab, em São Paulo, para tratar da pré-candidatura a prefeito de Vitória.

Capacitação
Vai até sexta o 2º Programa de Capacitação em Fiscalização para 50 agentes de procons municipais realizado pelo Procon-ES.

Nota de repúdio
Ao ataque covarde, asqueroso e sórdido contra a jornalista Patrícia Campos Mello do jornal Folha de São Paulo. Quando não há argumentos para responder à verdade, resta apelar à difamação e à calúnia.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: