Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Plenário

Plenário

Colunista

Kleber Amorim

“Teremos a colaboração do governo federal”, diz Casagrande

| 05/02/2020, 19:37 19:37 h | Atualizado em 05/02/2020, 19:42

Governador e bancada federal capixaba se reúnem com Paulo Guedes
Governador e bancada federal capixaba se reúnem com Paulo Guedes |  Foto: Reprodução/Secom-ES

Após se reunir com o ministro da Economia, Paulo Guedes, o governador Renato Casagrande (PSB) disse que o governo federal vai colaborar com a reconstrução dos municípios capixabas que foram prejudicados com as fortes chuvas.

“Apresentamos ao ministro o relatório das necessidades do Estado para a reconstrução da infraestrutura pública e das casas populares. Fomos muito bem acolhidos no ministério, o ministro fez uma longa reunião conosco, conheceu bem a realidade do Espírito Santo, dos 22 municípios que decretaram emergência e calamidade pública. Ele deu sinalização de que irá colaborar, vai interagir com o ministro (de Desenvolvimento) Canuto. A operação será feita via Defesa Civil Nacional”, disse Casagrande.

Embora tenha pedido R$ 667 milhões para as obras de reconstrução, o ministro não bateu o martelo se enviará todo o montante solicitado. “O recurso será liberado de acordo com o plano de trabalho dos municípios e do governo do Estado. Não é repasse direto ao governo, é via Defesa Civil”. A reunião com o ministro contou também com a presença da bancada federal capixaba.

Emendas

Mais cedo, a bancada esteve com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, para pedir prioridade na liberação das emendas impositivas dos capixabas. A ministra afirmou que vai ajudar o Estado e agilizar cerca de R$ 30 milhões para a aquisição de máquinas e equipamentos, também para ajudar os municípios mais atingidos pelas enchentes.

MATÉRIAS RELACIONADAS