Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Plenário

Plenário

Colunista

Kleber Amorim

Quatro frentes a Casagrande

Kleber Amorim | 24/02/2022, 09:44 09:44 h | Atualizado em 24/02/2022, 09:45

O lançamento recente do senador Fabiano Contarato como pré-candidato do PT ao governo agitou o cenário eleitoral e evidenciou que, no momento, o governador Renato Casagrande (PSB) tem três frentes de oposição a ele, podendo até outubro se tornarem quatro, o que poderia dificultar a reeleição.

“Há uma oposição à esquerda (PT) e duas à direita, o Republicanos e a extrema direita (PL/PTB). Estas duas estão disputando posições junto às corporações policiais, à direita religiosa e aos setores conservadores da classe média”, avalia o  cientista político André Ricardo Valle.

A quarta frente, segundo o especialista, poderá ser encampada por Paulo Hartung. “Uma incógnita é o comportamento dele. Se forem formados quatro grupos de oposição – PT, Hartung, Republicanos e extrema direita –, Casagrande vira alvo de todos, o que dificulta  sua reeleição”.

Pressão por todos lados
Para o também cientista político Vinicius Zuccolotto, o imbróglio entre PT e PSB evidencia pressões de ambos os lados. “O PSB busca mostrar que não está refém do PT como forma de pressionar o partido de Lula a ter mais espaço na possível federação. Por outro lado, o PT mostra que é o maior partido de oposição do País e tem nomes consideráveis nos estados”.

Janones no dia 12
Conforme Plenário adiantou na edição de 16 de janeiro, o pré-candidato à Presidência André Janones, do Avante, estará no Estado no dia 12. Na data ocorrerá o encontro estadual de seu partido, das 9 às 12 horas, na Câmara de Vitória. O presidente nacional do Avante, Luis Tibé, e a presidente nacional do Mulher Avante, Carol Canabrava, também virão.

Jair Lixeiro do século 21?
No passado, Jair Lixeiro conseguiu entrar para a Câmara de Vitória. Na terça, teve quem achasse que o já vereador Anderson Goggi (PTB) pretende usar a mesma fórmula para chegar à Assembleia. Na paralisação dos profissionais da limpeza, percorreu as ruas de Maruípe com caminhão recolhendo lixo.

Aliado não gostou
 Em evento do governo de investimentos em Educação, o vice-presidente da Assembleia, Marcelo Santos (Podemos), não gostou de ter sido preterido pelo Palácio Anchieta para fazer uso da palavra em nome do Legislativo. Após a fala do deputado Bruno Lamas, do PSB do governador, o cerimonial do lugar teria ignorado Marcelo e chamado a vice para falar. Ao final da fala, Marcelo saiu visivelmente aborrecido.

Vereador terá que pagar R$ 5 mil a professora
O vereador de Vitória Gilvan (Patriota) foi condenado a pagar R$ 5 mil  por danos morais à professora Rafaella Machado, conforme os advogados dela, Carlos Guilherme Pagiola e Taylor Gigante. Ela teria indicado atividade dentro do permitido pelo MEC de “respeito à diversidade”, mas a aula não teria sido aceita por uma mãe de aluna, que acionou o vereador. Gilvan teria propagado inverdades para macular a imagem e honra dela. O vereador disse não ter sido notificado.

Transporte escolar rural
Indicação protocolada na Assembleia, de autoria do deputado Freitas (PSB), prevê a inserção de estudantes das Escolas Família Agrícola (EFA) no Programa Estadual do Transporte Escolar (Pete-ES).

Primeirão a devolver
O deputado Renzo Vasconcelos (PP) requereu para ele o título de “primeiro parlamentar a devolver o veículo oficial à Assembleia” por conta do Carnaval. Ele contou ter feito ontem a devolução.

Última sessão ontem
Questionada se mais deputados haviam entregue os veículos, a assessoria de imprensa da Casa disse que ontem ainda era quarta e se alguém devolver informará amanhã, véspera da folia. A última sessão da semana, porém, foi na quarta pela manhã.

24 de fevereiro de 1891
Neste dia, foi promulgada a primeira Constituição Republicana do Brasil ou dos Estados Unidos do Brasil, conforme era na época o primeiro nome oficial do País.

Seu limite gratuito de 15 matérias bloqueadas acabou...
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos:
Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

MATÉRIAS RELACIONADAS