Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

PSB lidera registro de candidaturas

| 01/10/2020, 07:21 07:21 h | Atualizado em 01/10/2020, 07:28

O PSB lidera o ranking dos partidos que mais apresentaram candidaturas. São 1.041, entre candidatos a prefeitos, vices e vereadores, o que representa 8,42% de todos os 12.359 registros de candidaturas de 31 partidos no site do TSE.

O número não é final, a Justiça Eleitoral vai julgar todas as candidaturas e muitas podem ser impugnadas. Mas a quantidade de candidatos do partido do governador aponta para um objetivo: a construção de uma base forte nos dois últimos anos de governo de Casagrande para sustentar uma possível candidatura à reeleição. E não é só a base que faz essa matemática.

Em 2º lugar no número de candidatos está o Republicanos, com 904 (7,31%) nomes. Embora hoje esteja numa posição mais neutra, o Republicanos tem o deputado Lorenzo Pazolini (que é oposição), o presidente da Assembleia, Erick Musso, o federal Amaro Neto e o prefeito Sergio Meneguelli (que são independentes), e pode pleitear candidatura própria em 2022.

Ranking
O PP está em 3º lugar no ranking, com 786 (6,36%) candidaturas. O PSDB vem em seguida, com 778 (6,3%) e o PDT fecha o Top 5, com 680 (5,5%) candidaturas.

Já na lanterna, estão o PCO (0,01%) com uma candidatura; o PSTU, com duas (0,02%); o Novo, com 18 (0,15%), o Psol, com 60 (0,49%) e o PMB, com 105 (0,85%).

No pescoço de Quinta
O Ministério Público pediu a impugnação da candidatura a prefeito de Reginaldo Quinta, em Presidente Kennedy. A Promotoria da 43ª Zona Eleitoral alega que Quinta está inelegível por ter sido condenado à suspensão dos direitos políticos, com condenação transitada em julgada no STJ, por improbidade, em 2019. A decisão cabe ao juiz eleitoral.

Imagem ilustrativa da imagem PSB lidera registro de candidaturas
|  Foto: AT
Foto com o padrinho
O candidato a prefeito de Guarapari Gedson Merízio (PSB) esteve ontem com o governador para tirar fotos juntos para o material de campanha. Casagrande tem dito que não irá escolher entre aliados na mesma disputa, mas onde um candidato da base estiver sozinho, vai apoiar. Cachoeiro está na lista.

Renúncia
Seis candidatos do Estado – quatro a vereador e dois a vice-prefeito – renunciaram à candidatura, segundo dados do TSE de ontem. Alguns renunciaram para subir de cargo, como Renata Sepulcro (Patriota), da Serra, que deixou de ser candidata à vereadora para ser a vice na chapa a prefeito de Fábio Duarte (Rede). Bento Porto, que era vice nessa chapa, renunciou. Em Marilândia, o candidato a prefeito Gutim (PSB) também trocou o vice.

Dez mil votos para receber emenda de Rigoni
Encerrou ontem o 1º ciclo de votação para escolher os projetos que vão receber emendas de R$ 12 milhões do deputado federal Felipe Rigoni. Foram cerca de 10 mil votos para 15 projetos na área da Saúde. Os votos serão auditados antes de ser divulgado o resultado final. Hoje abre a votação para os demais 41 projetos, de diversas áreas. A votação vai até o dia 9 e o resultado sai no dia 16 de outubro. Para votar é preciso se cadastrar no aplicativo “Tem meu voto”.

Na disputa
Entre os projetos que disputam as emendas de Rigoni estão dois do Hucam – um centro de pesquisas clínicas e uma nova sala de autópsia.

Ô confusão!
O secretário da Fazenda de Vitória, Henrique Valentim, foi prestar contas ontem na Câmara de Vitória, mas teve de voltar para casa. O presidente da Comissão de Finanças, Dalto Neves, confundiu o regimento e cancelou a audiência pública por falta de quórum. Só ele e Neuzinha apareceram. Mas o regimento não pede quórum.

Mira na saúde
O candidato a prefeito de Vitória Fabrício Gandini estabeleceu 4 eixos na Saúde em seu plano de governo: Saúde primária; Saúde secundária; Gestão e Inovação e Cidade saudável.

Mira na saúde 2
Já o candidato a prefeito de Vila Velha Hudson Leal quer ter a Saúde da Família como prioridade e estratégia.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: