Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Plenário

Colunista

Plenário

Oposição acusa manobra

Kleber Amorim | 08/02/2022, 10:53 10:53 h | Atualizado em 08/02/2022, 10:54

Repleta de vetos  do governo (10), não foi a ordem do dia – onde são votados projetos, derrubados ou mantidos vetos  – que tomou a maior parte do tempo e rendeu debates mais acalorados, ontem, no retorno das sessões ordinárias da Assembleia.

Durante o expediente, quando foram  votados requerimentos de urgência de deputados da oposição ao governo, é que o clima esquentou. Os pedidos  visavam ao congelamento do IPVA e às suspensões do aumento do Transcol e passaporte vacinal.

O governo saiu vitorioso derrubando todos, mas viu os oposicionistas acusarem manobra dele para postergar o debate de temas que estão em alta no momento. “Precisamos falar  a verdade à população. Quando em tramitação normal sem urgência, o projeto pode levar dois anos”, disse Carlos Von (Avante).

Ele foi rebatido pelo governista Dary Pagung (PSB), que defendeu debate mais aprofundado dos projetos nas comissões.

Deu o tom logo cedo
Apesar de se abster  nos pedidos de urgência dos deputados da  oposição, o presidente da Casa, Erick Musso (Republicanos), ontem, logo cedo, já dava o tom de como seria a sessão. Através de sua assessoria, divulgou que havia pautado “três projetos de grande relevância popular, de autoria de parlamentares da Casa”. Erick é pré-candidato ao governo.

Coro em Vila Velha
Na sessão da Câmara de Vila Velha, o vereador Devanir Ferreira, também do Republicanos, discursou contra o decreto do governo que exige o passaporte da vacina.  Assim como deputados oposicionistas na Assembleia, Devanir criticou a exigência do passaporte em restaurantes, mas a não obrigatoriedade dele no sistema de transporte coletivo.

Prioridade a jovens carentes
Começou a tramitar ontem na Assembleia, proposta para que órgãos e entidades da administração pública priorizem a contratação de jovens carentes. O projeto de autoria de Iriny (PT) cria o Programa Estadual de Contratação de Adolescente Aprendiz em Situação de Vulnerabilidade ou Risco Social.

Até 2023
A Executiva nacional do PSDB decidiu, ontem, prorrogar o mandato do presidente Bruno Araújo e de todos os membros por mais um ano, inclusive das Executivas estaduais, até  31 de maio de 2023. Assim, o  deputado Vandinho Leite continua à frente da sigla aqui. As executivas foram eleitas em 2019 para mandato de dois anos, mas devido à pandemia foi renovado até maio de 2022 e, agora, de novo em função da pandemia e do pleito eleitoral.

Projeto vice-candidatura em ação?
Membro do alto escalão do PP capixaba não negou interesse da sigla em  uma vice-candidatura na possível chapa à reeleição do atual governador, conforme a coluna mostrou no dia 15 de janeiro. Esse nome poderia ser o da deputada Raquel Lessa, que está de malas prontas para a legenda e parece ter colocado em prática o desejo de se cacifar para o posto. No final de semana, ela se reuniu com 11 prefeitos e vices do Norte e Noroeste do Estado, em Itaúnas.

Para o embate do norte
Além da representatividade feminina, Raquel Lessa é do Norte, o que agradaria o Executivo em possível embate com o prefeito de Linhares e cotado ao governo Guerino Zanon (MDB). Em Itaúnas, governador e secretários participaram virtualmente.

O pré-embate já começou
O prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos (PSD), que recentemente disse que também se  reuniria com lideranças da região para apoiar a reeleição e  indicar um vice local, parece ter tomado caminho inverso posteriormente. Ele reclamou que a região não tem visto a presença do governo estadual.

Empossado
O suplente de vereador de Cariacica Juarez do Salão (PMN) foi empossado, ontem, no lugar de Broinha, morto em 28 de janeiro.

Educação militar
O Exército Brasileiro comemora hoje o Dia do Magistério Militar que homenageia os profissionais da área.

Seu limite gratuito de 15 matérias bloqueadas acabou...
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos:
Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

MATÉRIAS RELACIONADAS