Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Oposição acusa manobra

| 08/10/2021, 09:42 09:42 h | Atualizado em 08/10/2021, 09:48

A liderança do governo na Assembleia, que tem Dary Pagung (PSB) como líder, e Marcos Garcia (PV) como vice-líder, não tem hesitado na hora de pedir recomposição de quórum nas sessões da Casa, com o objetivo, segundo a oposição, de encerrar as mesmas para, supostamente, evitar os discursos críticos endereçados ao Palácio Anchieta.

A última sessão ocorrida esta semana, na quarta-feira, acabou após o presidente Erick Musso (Republicanos) fazer a contagem a pedido de Dary, o que causou protestos da oposição. Alguns governistas também estariam chateados com a manobra por estarem perdendo seu tempo de fala.

Dary, por sua vez, disse que a verificação de quórum é regimental. “Para votar um projeto que necessita de quórum alto preciso saber se temos votos suficientes. É normal. E os deputados têm discursado o que é de interesse dos mandatos”.

Novo presidente do TJ
Escolhido, ontem, o novo presidente do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-ES), Fabio Clem, é tido na comunidade jurídica como magistrado independente e reservado.
Recentemente, foi o único desembargador a não votar contra decreto da Assembleia que suspendia a integração de comarcas. Na época, criticou que faltou diálogo sobre o tema.

Homenagem ao atual
Presidente do TJ-ES até dezembro, o desembargador Ronaldo Gonçalves recebeu, esta semana, na Câmara de Vitória, voto de louvor oferecido por Aloísio Varejão (PSB).
“Pelo brilhante trabalho como presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo”, justificou o vereador.
A homenagem foi aprovada também pelos colegas em plenário.

Dia do produtor de ovos
O governo sancionou lei que declara o 2 de março como o Dia Estadual do Produtor de Ovos. O autor, deputado Adilson Espindula (PTB), explica que a homenagem é em referência ao morador de Santa Maria, Erasmo Berger, que nos anos 1960 foi pioneiro deste tipo de produção. A data é a de seu nascimento.

Ode à direita
A audiência pública, na quarta-feira, que discutiu a possibilidade de comprovante de vacinação para matrículas nas escolas do Espírito Santo reuniu diversos representantes da direita capixaba, contrários à proposta.
Entre eles, Carlos Manato (sem partido), Magno Malta (PL), Carlos Von (Avante), Danilo Bahiense (sem partido), Capitão Assumção (Patriota) e outros. Apoiadores de Bolsonaro (sem partido) também compareceram.

Mirando a Assembleia quase 30 anos depois
Após 27 anos de encerrado seu último mandato como deputado estadual, em 1994, o ex-prefeito de Vitória João Coser (PT) iniciou planejamento de sua campanha visando uma das 30 vagas na Assembleia, ano que vem. Após participar, na quarta, do I Fórum de Transparência, Ética e Governança, em Vargem Alta, ele se reuniu com apoiadores e amigos, como o ex-prefeito de Cachoeiro Carlos Casteglione (PT) e o ex-secretário de Vitória Wallace Valente.

Assistência integral
O Senado aprovou relatório favorável de Fabiano Contarato (Rede) a projeto que torna obrigatória a prestação de assistência integral à pessoa com autismo no SUS.

Eficiência logística
O Senado também aprovou emenda de Rose de Freitas (MDB) que visa garantir eficiência logística ao novo marco regulatório das ferrovias. Ela asseguraria a aplicação das receitas das concessões em investimentos na prestação de serviços.

Gabinete paralelo
Em resposta à reportagem “O Padrinho” do site Intercept Brasil, o senador Marcos Do Val (Podemos) afirmou que nunca participou de gabinete paralelo da Presidência, nem atuou em iniciativa para influenciar, de forma clandestina, políticas públicas do Ministério da Saúde.

Gratuidade no coletivo
A Câmara de Guarapari aprovou gratuidade a acompanhantes de deficientes físicos em médicos. Matéria de Rodrigo Borges (Republicanos).

SUGERIMOS PARA VOCÊ: