Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Eduardo Maia

Demarcação da Assembleia

Artigo publicado na edição desta quarta-feira (19), do jornal A Tribuna

Kleber Amorim, do jornal A Tribuna | 19/04/2023, 13:11 13:11 h | Atualizado em 19/04/2023, 13:11

Imagem ilustrativa da imagem Demarcação da Assembleia
Prédio da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, em Vitória |  Foto: Tati Beling - Ales

Após o resultado das eleições ano passado muito se falou dos futuros embates que estariam por vir entre deputados eleitos da chamada direita conservadora e os de esquerda na Assembleia. O que se previa, enfim se materializou ontem com os lados bem demarcados. Motivo: a ocupação de uma fazenda de celulose de uma empresa, em Aracruz, pelo MST. 

Pela direita, Capitão Assumção (PL) e Vandinho (PSDB) mais os novatos Lucas Polese (PL), Lucas Scaramussa (Podemos) e Alcântaro (Republicanos) classificaram líderes e membros do movimento de “criminosos”. “Não adianta falar que não é um ato criminoso, por que é”, disse Scaramussa.

Leia mais sobre Plenário aqui

Pelo lado da esquerda Iriny (PT) e a novata Camila Valadão (Psol) fizeram a defesa. “A área reivindicada está em litígio há muito tempo. Não é honesto chamar trabalhador de sol a sol, responsável por 70% da produção nacional assim”, disse Iriny.


Episódio mais severo

Observadores da política local creem que apesar de já terem ocorrido manifestações pontuais de cada grupo, o episódio de ontem foi visto como o mais severo entre eles. Outro tema abordado no Legislativo foi a morte de um músico por um soldado da PM. O autor do crime recebeu críticas de Denninho (União) e Danilo (PL), que defenderam a instituição.


Proibido por telefone

O governador Renato Casagrande (PSB) sancionou ontem e o Diário Oficial deverá publicar hoje, a nova lei que proíbe a celebração de empréstimo via telefone para idosos.  

O autor do projeto de lei que resultou na norma, deputado Denninho, afirmou  que é preciso proteger os idosos dos golpes que estão sendo praticados contra eles.

Leia mais

Medida contra superlotação

Câmaras se juntam


Para cego e não cego ver

O secretário estadual de Meio Ambiente, Felipe Rigoni (União), em postagem em rede social mostrou que não só é capaz de jogar boliche como também consegue acertar todas a bolas. “Já viu cego jogando boliche? E fazendo strike?”, trouxe a narração da postagem, também na versão “para cego ver”.


No 5 de maio

O deputado Alexandre Xambinho (PSC) e o secretário estadual de Saúde, Miguel Paulo Duarte Neto, se encontrarão no dia 5 de maio para dar prosseguimento à discussão sobre a reabertura do pronto-socorro do Hospital Jayme Santos Neves, na Serra. O prazo para que os dois voltassem a tratar do assunto era ontem, mas o secretário pediu o novo prazo por conta do tema estar em fase final de estudo e por sua  participação no Conass.


Rede no Estado não apoiou grupo de ministra

A Rede Sustentabilidade elegeu no último fim de semana a Executiva Nacional que comandará o partido no biênio 2023 a 2025. A chapa reeleita “Rede Vive Pela Base”, da ex-senadora Heloísa Helena e do engenheiro ambiental Wesley Diógenes obteve 234 votos, contra 165 votos da chapa “Rede Vive”, apoiada pela ministra Marina Silva e pelo deputado federal e marido de Fátima Bernardes, Túlio Gadelha. A agremiação no Estado ficou com o primeiro grupo.


galeria

Perto da base

Segundo Laís Garcia, porta-voz da Rede no Estado o diálogo com Heloísa e Wesley foi construído por longo tempo e muito próximo da base. “Na Rede, todos os filiados são importantes, representam elos e ninguém pode se sobrepor, isso faz parte da democracia”, disse.

Autismo

As dificuldades no atendimento de autistas, como a falta de especialistas e a demora na emissão do laudo médico, foram debatidas pela Comissão de Saúde da Assembleia, ontem. Participaram: a presidente da Associação dos Amigos dos Autistas (Amaes), Pollyana Paraguassú, e os deputados Bruno Resende (União), presidente do colegiado, Zé Preto (PL) e Pablo Muribeca (Patriota). 

Convite

O secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Bruno Lamas, deverá ir em breve na Assembleia para falar sobre os programas de inovação no Estado. Ele foi convidado pela comissão que trata do setor na Casa.

Leia mais

Aumento de vereadores hoje

Defesa pedirá anulação

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: