Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Chefes de Poderes alinhados

| 17/03/2021, 08:47 08:47 h | Atualizado em 17/03/2021, 09:09

A presença de todos os chefes de poderes – Assembleia, Ministério Público, Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas e Defensoria – no anúncio de medidas restritivas de combate à Covid-19 teve o propósito de mostrar o alinhamento das autoridades do Estado na tomada de decisão e também de dividir o fardo com o governador, que geralmente é quem vira alvo de protestos pelas medidas impopulares. Como já virou, ontem.

Na coletiva de imprensa preparada para anunciar as restrições, todos os chefes de poderes discursaram na mesma linha: de apoio às medidas. “Em março de 2020 nós também o ajudamos a tomar a decisão. Penso que é uma forma de mostrar que as autoridades do Estado comungam do mesmo pensamento”, disse o defensor-geral, Gilmar Batista.

Hoje, o governador faz reunião com os prefeitos, para também explicar as ações e pedir apoio, uma vez que a fiscalização das medidas restritivas ficará com os municípios.

Policiamento reforçado
Enquanto a coletiva de imprensa do governador acontecia, do lado de fora do Palácio Anchieta, manifestantes vestidos de verde e amarelo e com a bandeira do Brasil protestavam contra as medidas restritivas anunciadas. Com um trio elétrico, cerca de 50 pessoas gritavam palavras de ordem. O policiamento em torno do Palácio foi reforçado.

Rafael Primo no PSB
O administrador Rafael Primo, que foi candidato a prefeito de Vila Velha pela Rede em novembro, se desfiliou do partido de Marina Silva e entrou no PSB do governador Renato Casagrande. Primo já se articula para as eleições de 2022 e pode disputar uma vaga à Assembleia ou à Câmara Federal, vai depender de como estará o partido no ano que vem.

Imagem ilustrativa da imagem Chefes de Poderes alinhados
|  Foto: AT
Quando cita o Salmo 91...
O presidente da Assembleia, Erick Musso, antes de iniciar a sua fala na coletiva de imprensa do governo que anunciou medidas mais restritivas de combate à Covid, citou três versículos do Salmo 91. No meio gospel, esse salmo é tido como “poderoso” nos momentos de desespero e de tragédia.

Projetos
Entre os projetos entregues pela Comissão Política da Assembleia de Deus ao presidente da Câmara de Vitória, Davi Esmael, estão: a instalação de lavatórios públicos em locais de grande movimentação; a criação de um Conselho Escolar Ampliado para tratar da questão da educação durante a pandemia; a criação de medidas para proteger as mulheres da violência doméstica, e a concessão de adicional de insalubridade maior para servidores da Saúde.

Gandini não descarta deixar o Cidadania
Presidente estadual do Cidadania, o deputado Fabrício Gandini tem sido sondado por outros partidos. “O momento é de muitas conversas. Muita gente tentando se viabilizar para o ano que vem. Já fui sondado, mas por agora minha prioridade é presidir o Cidadania e cuidar do meu mandato”. Questionado se descartaria deixar o atual partido, respondeu: “Não posso dizer que descarto, mas não há nada concreto”. Ele deve tentar a reeleição na Ales.

Galeria

Reta das Paneleiras
O deputado Fabrício Gandini protocolou projeto que dá o nome de “Reta das Paneleiras” ao trecho da BR-101 que vai de Goiabeiras até Carapina, também conhecido como Reta do Antigo Aeroporto. “É uma forma de valorizar nossa cultura”, disse.

Tolerância zero
O presidente do Tribunal de Contas, Rodrigo Chamoun, fez o discurso mais duro na coletiva de imprensa, chamando de “comportamento sabotador” o de uma parte da população que insiste em não seguir protocolos sanitários. “As pessoas precisam assumir seu papel individual”.

Óticas na briga
Empresários do setor óptico defendem a inclusão do funcionamento de óticas como serviços essenciais, por estarem ligadas à saúde.

Casas fechadas
Os Legislativos devem aderir às sessões e trabalhos remotos.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: