Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Casagrande é consenso na cúpula

| 04/03/2021, 06:56 06:56 h | Atualizado em 04/03/2021, 07:16

O PSB nacional confirmou à coluna, ontem – conforme antecipado por Plenário Online – que o governador Renato Casagrande é pré-candidato à Presidência da República pelo partido. E a opção pelo nome de Casagrande teria vindo após uma reunião, em Brasília, que contou com a cúpula do partido.

Teriam participado da reunião o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, os ex-governadores Márcio França (SP) e Rodrigo Rollemberg (DF), o ex-deputado federal Beto Albuquerque e o prefeito do Recife, João Campos, além de Casagrande. E ali, eles teriam chegado a um consenso.

A princípio, França seria o nome do PSB, mas o fato de não ter sido reeleito em São Paulo pesou.

Chegaram à conclusão que hoje Casagrande seria o maior expoente do PSB na posição de contraponto ao governo Bolsonaro. A experiência como governador e como tem gerenciado o Estado e a pandemia também lhe deram crédito. O PSB estadual, porém, não participou da reunião e conta com Casagrande para a reeleição.

“O partido quer”
Questionado sobre a escolha do PSB pelo seu nome, o governador Renato Casagrande disse, ontem, à coluna que “o partido quer” que ele seja candidato e fez o convite, mas que não irá debater o assunto agora, muito por conta da pandemia. A definição deve vir somente em novembro, quando o PSB irá fazer o seu congresso nacional.

E a frente ampla?
O posicionamento do PSB vem após PT e PDT também colocarem o bloco na rua, sinalizando para seus candidatos presidenciais. A não ser que alguém recue, as movimentações até agora apontam que está difícil chegar a um consenso sobre uma frente ampla, de lideranças da esquerda, no 1º turno presidencial. Deve ficar para o 2º turno.

Imagem ilustrativa da imagem Casagrande é consenso na cúpula
|  Foto: AT
Do tatame para as urnas
O judoca olímpico Nacif Elias, que vai representar o Brasil nas Olimpíadas de Tóquio, se filiou ao PTB de Vila Velha nesta semana. O atleta é a aposta do partido para disputar uma cadeira de deputado federal no ano que vem, segundo o presidente do PTB de Vila Velha, Matheus Magalhães.

Ales à espera
A manifestação do procurador-geral da República, Augusto Aras, ao STF contra a possibilidade de reeleições infinitas nas assembleias legislativas, também cita o Espírito Santo e pede que a emenda constitucional, aprovada em 2019, que permitiu a reeleição do presidente da Assembleia, seja declarado inconstitucional e que o entendimento seja o mesmo da Constituição Federal. Aras, porém, não pede anulação da eleição da Mesa e uma nova formação.

Maioria desaprova gestão de Bolsonaro
Levantamento feito pelo Instituto Paraná Pesquisas mostrou que 49% desaprovam a gestão do presidente Bolsonaro. Outros 46,3% aprovam e 4,6% não sabem ou não opinaram. Sobre a avaliação, 13,8% acham que a gestão é ótima; 20,2% consideram boa e 23,7%, regular. Já 12,4% consideram a gestão ruim e 28,2%, péssima. Os que não sabem ou não opinaram somam 1,7%. Foram 2.080 entrevistas, por telefone, entre os dias 28 de fevereiro e 1º de março.

Galeria

Relator
O deputado Evair de Melo foi o relator da Medida Provisória 1004/2020, aprovada na Câmara Federal, que destina R$ 2,5 bilhões para a compra de vacinas contra Covid.

Fogo no parquinho
Gerou burburinhos entre lideranças de vários partidos do Estado a confirmação do PSB nacional de que Casagrande é pré-candidato a Presidente. No Estado, o PSB tem atuado na formação de um blocão de partidos visando a reeleição do governador.

Respiro
O deputado federal Ted Conti é coautor de projeto aprovado ontem que isenta, dá crédito e parcela dívidas de impostos do setor de eventos.

Time em campo
“Quem está na arquibancada, não joga o jogo”, diz um velho ditado do futebol e também da política.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: