Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Capitão Nascimento e o Estado

Kleber Amorim | 29/01/2022, 10:23 10:23 h | Atualizado em 29/01/2022, 10:24

Ex-Bope do Rio de Janeiro e co-roteirista dos filmes Tropa de Elite 1 e 2, em que inspirou o personagem principal Capitão Nascimento, o consultor de Segurança Rodrigo Pimentel tem comemorado o sucesso de outro longa de sua autoria,  “Intervenção” que figura entre os mais vistos da Netflix brasileira.

O enredo aborda a questão  das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) cariocas. Ao falar da Segurança Pública do  Espírito Santo à coluna Plenário, Pimentel elogiou  a   queda pela metade no número de homicídios ocorrida aqui de 2009 a 2019.

O especialista, porém, se disse alarmado quando soube de invasões de traficantes em morros rivais à exemplo do que o estado coirmão presencia há anos. “A situação do Rio é muito diferente, lá tem locais onde a polícia não entra, mas é alarmante saber que facções estão cruzando a cidade aí para disputar território com outras. É um primeiro sinal de perda de controle”.

Padrão Rio de Janeiro

O especialista em Segurança Pública, Rodrigo Pimentel, ainda faz um alerta: se as invasões por traficantes estão acontecendo hoje, é possível que em 10 anos o Estado esteja no padrão do Rio caso haja um relaxamento. Ele também lembrou que Segurança não deve ser apenas uma análise fria de números, mas uma soma com a percepção de segurança.

De prontidão ao Palácio
O senador Fabiano Contarato se filiou ontem ao PT em evento online cheio de emoção. Disse que sempre foi petista, partido dos pobres, quilombolas, mulheres, LGBTQI+, deficientes. Também prometeu ser um soldado que se colocará à disposição onde melhor puder contribuir. Entendedores captaram a mensagem, que pode ser a disputa ao governo.

Moqueca de Lula é capixaba
O ex-presidente Lula, após dar as boas-vindas a Contarato ao PT, disse que quer voltar ao Estado e aproveitou para provocar o senador baiano Jaques Wagner, que esteve presencialmente na filiação. “Ir ao Espírito Santo significa comer moqueca, porque moqueca é capixaba o resto é peixada”.

Partido Novo
O Novo, que no ano passado aprovou, por meio de processo seletivo, o nome do secretário de Fazenda de Vitória, Aridelmo Teixeira, para ser seu candidato ao governo, está fazendo o mesmo para escolha dos candidatos a deputado estadual e federal.
 Segundo o presidente estadual da agremiação, Iuri Aguiar, existe ainda a  possibilidade  de ser escolhido alguém para concorrer  ao Senado. “O que posso falar é que não tem nenhum com mandato”.

Presidente do PMN lamenta morte de vereador
A presidente do Partido da Mobilização Nacional (PMN)   e deputada estadual, Janete de Sá, lamentou a morte do vereador Broinha, de Cariacica, vítima de um infarto ocorrido ontem. Ele era da sigla  dela.
“Pedimos a Deus, em seu infinito amor, que proteja e ampare sua esposa,  filhos, familiares, sua equipe de trabalho, eleitores, seus colegas vereadores, amigos e toda a família PMN, enlutada por essa perda irreparável”, disse.

Posse do suplente
O suplente de vereador de Cariacica, Juarez Gonçalves Valadão, o Juarez do Salão (PMN) será empossado na semana que vem no lugar deixado por Broinha.

Esgoto em córrego
A qualidade das águas do Córrego Irema, na Serra, foi, segundo o deputado Bruno Lamas (PSB), o motivo que o levou a convidar os técnicos da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) para analisar de perto o constante descarte de esgoto sem tratamento no córrego. Por meio da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia ele prometeu propor um debate sobre o assunto.

Nomes da tropa
As tropas da Polícia Militar estariam estudando alguns nomes a serem lançados na disputa em outubro. Um deles é o do policial e vereador de Colatina, Olmir Castiglioni, o outro o do presidente da Associação de Cabos e Soldados, Cabo Eugênio. Uma assembleia geral da categoria, em fevereiro, deverá bater o martelo.  


Seu limite gratuito de 15 matérias bloqueadas acabou...
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos:
Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: