Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

PLENÁRIO, POR EDUARDO MAIA

Colunista

Eduardo Maia

Caminho poderá ser longo

| 01/02/2022, 11:22 h | Atualizado em 01/02/2022, 11:23

O governo anunciou ontem a concessão de reajuste de 6% no salário dos servidores do Poder Executivo estadual. 

O aumento será aplicado a partir deste mês, contemplando mais de 95 mil profissionais, entre ativos (efetivos, comissionados e designação temporária), aposentados e pensionistas. Haverá com isso, um  acréscimo anual de, aproximadamente, R$ 400 milhões em gastos com pessoal.

A proposta para se transformar em lei precisa ser aprovada  pelos deputados na Assembleia, que retornam do recesso amanhã. O projeto, porém, não será votado na sessão, já que ela é uma solene preparatória para a abertura do ano legislativo. 

O presidente Erick Musso (Republicanos) poderia convocar a votação de extraordinária para apreciar a matéria. Mas mesmo com esta hipótese o problema é que a Assembleia já começa o ano com 12 vetos governamentais emperrando a pauta.

Na hora certa

O líder governista, deputado Dary Pagung (PSB), disse que pedirá urgência no momento certo para o projeto de reajuste no Executivo estadual. “Mas primeiro vamos ter que limpar a pauta e votar os vetos”.

O parlamentar acredita que com isso, o reajuste só seja mesmo votado na semana que vem ou ainda na posterior.

Aliado agora ataca

O prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos (PSD), que havia marcado para sexta a primeira reunião de lideranças políticas do Noroeste do Estado, cancelou a mesma devido ao aumento dos casos de covid. O encontro seria de apoio à reeleição do governador, mas domingo, Enivaldo disparou que a região não tem visto a presença do governo.

Farofa é o novo pastel

Com a aproximação do pleito, aumenta também a aparição de políticos nas feiras livres para comerem o tradicional pastel com caldo de cana. Mas há quem diga que as definições de populismo foram atualizadas e os pastéis estão dando lugar ao frango com a farofa caída em grande quantidade na calça.

Imagem ilustrativa da imagem Caminho poderá ser longo
|  Foto: André Felix/AT

Fica até março

A 20ª Vara Cível de Brasília decidiu que a senadora Rose de Freitas continuará até 22 de março  à frente da comissão provisória do MDB-ES – quando termina o seu quarto mandato – e não poderá  mais ser reconduzida.  

Conforme Plenário mostrou com exclusividade em 14 de janeiro, o diretório da sigla em Colatina entrou com uma representação pedindo a suspensão da comissão provisória, alegando que são permitidos apenas  três mandatos.

Professor de Física contesta teoria do multiverso

Professor de Física licenciado da Ufes, o prefeito de Linhares, Guerino Zanon (MDB), contestou a teoria do multiverso. Não a da ciência, mas a da coluna de domingo “Multiverso político-partidário”, que escreveu que ele esteve com  Rose, Sergio Vidigal e Ricardo Ferraço.

Todos estiveram sim com Rose, mas em momentos diferentes. Como as fotos estavam em uma mesma postagem da senadora, a coluna se enganou quanto a estarem juntos ao mesmo tempo. 

GALERIA

Emenda entregue

No último sábado o deputado  Hércules Silveira (MDB) participou da assinatura da ordem de serviço do Polo Industrial de Piúma. Na ocasião, o parlamentar fez a entrega da emenda no valor de R$ 60 mil para o município utilizar na Saúde.

Ato contra passaporte

O Movimento Conservador do Espírito Santo marcou para o próximo sábado uma carreata contra o passaporte sanitário. A concentração será às 14 horas, na Praça do Papa, em Vitória, com destino à residência oficial do governador, em Vila Velha. Os grupos organizadores estão pedindo a colaboração das pessoas para o aluguel de trio elétrico. 

Metade em home office

O Tribunal de Justiça (TJ-ES) prorrogou o regime excepcional de trabalho no Poder Judiciário estadual por conta da pandemia. Em fevereiro, as atividades continuam a ser prestadas com o trabalho presencial de 50% do quadro de servidores, enquanto os demais estarão em home office.

Seu limite gratuito de 15 matérias bloqueadas acabou...
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos:
Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: