Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Aliança entre PSB e PDT na mesa

| 04/12/2019, 08:06 08:06 h | Atualizado em 04/12/2019, 08:15

O governador Renato Casagrande e o presidente estadual do PSB, Alberto Gavini, participaram, semana passada, da Conferência Nacional de Autorreforma do PSB, no Rio de Janeiro. Discutiram, entre outras coisas, erros e acertos na trajetória do partido, políticas públicas e uma proposta para o País.

E, visando as eleições de 2020 e 2022, trataram da aproximação e até da possibilidade de fusão com o PDT. “Nós debatemos em cima de cinco eixos, fazendo uma autocrítica. O PDT é um partido parceiro, temos muitos pontos em comum, sou a favor que os dois caminhem juntos”, disse Gavini.

O PDT faz parte da base do governador e tem aspirações para 2020, como lançar 30 candidatos a prefeito no ano que vem, inclusive na Serra, onde o deputado Sergio Vidigal pode concorrer. Mas lá, o PSB também deve lançar candidato: o secretário Bruno Lamas. Se vingar uma dobradinha, o PDT pode ter prioridade em 2020 e o PSB ter de volta o apoio em 2022.

Vidigal pediu reunião
O presidente do PDT-ES, o deputado Sergio Vidigal, já solicitou uma reunião com a Executiva do PSB – ainda não marcada – para tratar de uma aproximação. “Ainda não decidi se serei candidato, mas nossa pauta não é só sobre a Serra. O PSB não será o único parceiro, em alguns municípios poderemos ter candidaturas concorrentes ou em palanques diferentes”.

Primeiro dia
No seu 1º dia liderando uma votação com vetos governamentais na pauta, o novo líder do governo, Eustáquio de Freitas, se saiu bem. Os vetos foram mantidos, embora alguns se tratassem de projetos polêmicos.

No café da manhã que teve com o presidente da Assembleia na segunda, o chefe da Casa Civil, Davi Diniz, definiu a pauta da semana.

Os pingos nos is
O deputado Sergio Majeski deu uma aula ontem sobre Ciência em discurso na Assembleia: “Não é questão de opinião dizer que a Terra é plana, que a lua é quadrada, que o mar não é salgado. São questões científicas. Não se discute com a Ciência a menos que você seja cientista e tenha comprovações”.

Eleição da Mesa ainda vai render
A ação civil pública proposta pela OAB-ES contestando a eleição antecipada da Mesa Diretora da Assembleia promete render, principalmente no Legislativo. Ontem, alguns já se pronunciaram contra o que chamaram “intromissão” da OAB em assuntos da Assembleia.

Chegaram a citar que a votação que aprovou a reforma da Previdência pode ser anulada se a eleição da Mesa cair.

Deputado demite assessor acusado de agressão

O deputado Vandinho Leite exonerou o seu assistente de gabinete na tarde de ontem após ser informado, pela coluna, que o mesmo teria agredido a ex-namorada, que registrou boletim de ocorrência e pediu medida protetiva – concedida na segunda-feira. Segundo o deputado, a exoneração será publicada hoje. Conforme noticiado por Plenário Online, a agressão teria ocorrido após a vítima ter se recusado a reatar o relacionamento com ele, que é casado.

Galeria

Sob nova direção
O procurador Leonardo Pastore Dyna foi reeleito para presidir a Associação dos Procuradores do Estado do Espírito Santo (Apes) no biênio 2020-2021. A votação ocorreu na sede da PGE e contou com a participação da maioria dos associados.

Suplente na disputa
O presidente do MDB-ES, Lelo Coimbra, convidou a suplente do senador Fabiano Contarato (Rede), a empresária Ana Paula Tongo (MDB), para disputar a Câmara de Vitória.

Euclério adia...
O presidente da Comissão de Finanças e relator da LOA-2020, deputado Euclério Sampaio, vai colocar o relatório em votação só no dia 9.

Euclério cancela...
O deputado Euclério Sampaio pediu para cancelar a sessão especial que faria no próximo dia 10 para “debater o incentivo a um estudo mais assíduo da palavra de Deus”.
 

SUGERIMOS PARA VOCÊ: