Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Alerta sobre cota de gênero

| 03/08/2022, 09:42 09:42 h | Atualizado em 03/08/2022, 09:43

Com a maioria das convenções já realizadas, candidatos e partidos tem até o próximo dia 15 para registrarem na Justiça Eleitoral os nomes que vão para a disputa. 

E é neste período que especialistas alertam para uma norma que, se não respeitada, poderá lá na frente cassar mandatos de deputados estaduais e federais eleitos: a cota de gênero. 

Conforme Plenário publicou com exclusividade, ontem, o TRE-ES, decidiu por unanimidade, na segunda, cassar o mandato do vereador de Guarapari, Denizart Zazá (Podemos).

Isso porque teria sido comprovado que uma candidata foi  usada como laranja para preencher os 30% obrigatórios de mulheres na chapa do Podemos do município. Como toda a chapa foi impugnada, o eleito Zazá também foi tragado.

Para que casos assim não aconteçam, especialistas sugerem que os candidatos cobrem o cumprimento da lei aos partidos.

Decisão pedagógica

Para o ex-juiz do TRE-ES, Danilo Araújo, a decisão de segunda foi pedagógica. “Como devem ser as decisões das cortes eleitorais”, disse.

“Essa cassação demonstra que a Justiça Eleitoral leva a sério a exigência das cotas para candidatura feminina, e que irá cumprir rigidamente a legislação eleitoral”, reforça  o advogado eleitoral, Rodrigo Lisboa.

Só dois registrados

Até às 19 horas de ontem, havia no  sistema de divulgação de candidaturas e contas eleitorais do TSE (DivulgaCand) apenas dois candidatos registrados no Espírito Santo. São eles: Filipe Skiter do PSTU para o Senado e  Patricia Bortolon do Novo para deputada federal. Os dois suplentes de Filipe também constavam:  Atila Ibilê e Cosme Fermino, ambos do PSTU.

De olho na vitória

Deficiente visual, o deputado federal Felipe Rigoni (União) escolheu um lugar com nome curioso para oficializar a candidatura à reeleição: o gastrobar “Na Vista”. Para não perder a piada, que costuma fazer com ele mesmo, disse que a escolha é porque está de “olho” na vitória e na renovação política.

Roda Viva

O ex-governador Paulo Hartung esteve no Roda Viva e entre outras coisas, defendeu a formação de novas lideranças políticas.

Como bem observado pela equipe do Tribuna Online, durante a mudança de câmeras do programa, foi possível ver o diplomata e ex-chefe da Casa Civil de Hartung, José Carlinhos. Ele é vice-presidente do PSD do pré-candidato ao governo Guerino, que conforme disse outro observador não é nova liderança.

Vereadora acusada de usar atestado falso

A comerciante de Muniz Freire, Maria José Garcia, protocolou na Justiça uma notícia crime contra a presidente da Câmara do município, Vilma Soares (PMN) pedindo a prisão preventiva dela e o afastamento cautelar da presidência.  Ela acusa  a vereadora por suposta falsidade ideológica, estelionato e peculato por apresentar, segundo ela, um atestado médico falso no dia 20 de junho. O documento contaria ainda com carimbo de um médico sem o conhecimento dele.

GALERIA

CPI deverá ser aberta

Segundo a acusadora, o objetivo da vereadora seria não ter um terço do salário descontado. Em paralelo, uma CPI deverá ser aberta na Câmara para tratar o assunto. A coluna tentou o contato com a  vereadora ViIma, mas não obteve retorno.

Urgência na Educação

Três projetos de Sergio Majeski (PSDB) vão tramitar em urgência. Um deles é o que amplia o tempo de planejamento, avaliação e desenvolvimento profissional de professores.

Bônus desempenho

As outras defendem que os profissionais não sejam penalizados no Bônus Desempenho por licenças médicas na pandemia, e faltas abonadas e justificadas não sejam descontadas.

Oposição raivosa

As sessões na Assembleia voltaram quentes. Segunda, Carlos Von (PSC) fez críticas ao governo e ao poder econômico com ele, mas foi refutado pela tropa de choque governista: Lamas (PSB), Freitas (PSB) e Quintino (PDT). “A oposição voltou raivosa”.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: