Login

Imagem ilustrativa da capa de fundo do colunista Gabriela Rebello

Nutridicas

Imagem do colunista Gabriela Rebello

Gabriela Rebello

Qual queijo comer?

14/01/2022 11:03:43 min. de leitura

Branco ou amarelo, fresco ou maturado, o queijo está entre os alimentos mais tradicionais, consumidos e adorados dos brasileiros, seja em sua forma pura,  em petisco para acompanhar uma boa taça de vinho ou mesmo para incorporar receitas doces e/ou salgadas. Contudo, com a vasta diversidade de tipos, aromas e sabores dessa delícia, você sabe escolher qual é o mais saudável?

Imagem ilustrativa da imagem Qual queijo comer?
Queijos diversos. Foto: Pixabay
 

Feito a partir da coagulação do leite animal (vaca, cabra, búfala), a verdade é que cada tipo de queijo tem sua particularidade, assim como qualquer outro alimento, mas no geral é uma excelente fonte de cálcio, proteínas e vitaminas, substâncias essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Queijo minas frescal, ricota e cottage supercabem na dieta, isso todo mundo já sabe, mas os queijos amarelos e maturados também têm o seu espaço, como o canastra e o meia cura, por exemplo. 

E para você que sofre de intolerância à lactose, distensão abdominal ou má-digestão ao consumir os maravilhosos queijos, os maturados são os mais indicados para o seu caso, isso porque, devido ao processo de maturação que esses produtos passam, a sua composição nutricional fica mais leve e de mais fácil digestão.   

Evite aqueles que venham enriquecidos com sódio e aditivos químicos. Queijo é um produto rústico, de simples preparação. Se a lista de ingredientes vier grande demais, desconfie!

No que diz respeito ao requeijão, a orientação é a mesma. Quanto maior for a lista de ingredientes mais prejudicial ele será para a  saúde.

Mas Nutri, a dúvida que não quer calar: o queijo engorda? A resposta correta é: depende do queijo e da quantidade consumida. Para obter todos os benefícios do queijo, o recomendado é de 30 a 40 gramas por dia, o que equivale a uma ou duas fatias.

Nutri, mas eu posso comer queijo derretido? Pode sim! Só não o deixe  ficar muito escuro, ok? Aquele queimadinho nada mais é do que a formação de compostos tóxicos ao organismo e que podem trazer irritação da mucosa gástrica e efeitos ruins para o microbioma intestinal, ou seja, queijo derretido sim, mas sem queimar.

Agora me conte, o queijo está presente na sua rotina alimentar? Não faça restrições desnecessárias! 

Agora que você já conhece as melhores opções de queijos para consumir dentro de uma dieta saudável, é preciso lembrar que nenhum deles deve ser consumido exageradamente. E na hora da compra, não se esqueça de olhar a tabela nutricional e verificar os teores de gordura e sódio do produto, ok?

Eu não fico sem, no café da manhã e no meu lanche da tarde não pode faltar queijo, e confesso que o meu queridinho é o canastra, e o seu? 

Deixo então uma dica preciosa: não diga que não gosta disso ou daquilo. Dê chance ao seu corpo de se acostumar, ao seu paladar de gostar. Existem diversas opções saudáveis e gostosas por aí. Basta termos vontade de fazer com que esses alimentos entrem nas nossas vidas. Depois que eles entram, é só curtir uma vida mais leve, saudável e saborosa! 

Até a próxima semana! 

Este conteúdo é exclusivo para assinantes. Assine para acessar: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login