Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Mundo Digital

Mundo Digital

Colunista

Eduardo Pinheiro

Disparam golpes no comércio com perfis falsos de redes sociais

| 19/09/2021, 10:43 10:43 h | Atualizado em 19/09/2021, 10:44

O que já vinha ocorrendo com regularidade agora está atingido níveis alarmantes. Golpistas intensificaram a criação de perfis falsos do Instagram e do Facebook para aplicar golpes no Estado. Apresentam as mais diversas modalidades de negócios do comércio para enganar os internautas que costumam aproveitar boas oportunidades e promoções pontuais. Que a internet é o lugar ideal para encontrar as melhores opções de preços de produtos e serviços toda mundo já sabe, mas as pessoas também precisam saber que a Web é o paraíso dos estelionatários e de outros tipos de criminosos.

Todos os dias surgem denúncias de comerciantes que tiveram os perfis oficiais dos seus estabelecimentos clonados com o propósito de aplicação de golpes.

Como sabemos que os perfis oficiais são abertos para o acesso ao público em geral, essa abertura facilita a ação dos golpistas, que copiam o tipo de abordagem, as fotos e o layout do perfil original para criar os perfis falsos.

O próximo passo é monitorar as ações dos estabelecimentos comerciais, para copiar também as suas promoções.

Desta forma, passam mais credibilidade para a abordagem que farão a centenas de internautas, muitas vezes seguidores ou clientes daquele respectivo comércio.

São perfis falsos de restaurantes, pizzarias, lojas de roupas, agências de viagens e pousadas, entre outras. A abordagem ocorrerá com o anúncio de alguma superpromoção ou vantagem para a vítima. Infelizmente, a maioria das pessoas acaba caindo nesses golpes, pois se deixa levar pela impulsividade e pelas vantagens oferecidas.

Para não cair nesses golpes, as pessoas precisam, em primeiro lugar, colocar como premissa a possibilidade de uma fraude.

A partir daí, investigar a respeito da promoção e da idoneidade do canal (ou perfil) utilizado para o oferecimento de um produto ou serviço.

A própria internet deve ser utilizada para esse levantamento, pesquise se o perfil utilizado na abordagem é, de fato, o perfil oficial do estabelecimento que está negociando.

Pesquise também outras formas de contato como telefone, e-mail e endereço físico, para assim ampliar os canais confiáveis de confirmação das ofertas e promoções.

A palavra de ordem é desconfiar sempre e ser conservador, detalhista e cauteloso na hora de realizar pagamentos de serviços ou produtos adquiridos no ambiente digital.

Por fim, vale lembrar que, muitas vezes, os golpistas querem apenas clonar o WhatsApp da vítima com o fornecimento de um código que é enviado via SMS.

Portanto, procure ficar atento a essas duas situações: o golpe no comércio e a clonagem do Zap.

E, com essas dicas finalizo, com muito orgulho e satisfação, o artigo de número 100 da coluna Mundo Digital. Que venham outros 100!

SUGERIMOS PARA VOCÊ: