Navios velhos, a nova ameaça nas ondas do mar
O episódio recente do velho navio ancorado, que se soltou e bateu na ponte Rio-Niterói, acende alerta em todo litoral. No horizonte de Camburi, muitos navios aguardam ancorados, e pouco se sabe do real estado de conservação deles.
O professor e oceanógrafo da Ufes, Agnaldo Silva Martins, aponta que há uma “frota muito antiga de navios circulando no mundo todo – cerca de 60 mil, entre novos e velhos – com baixa manutenção, e pode acontecer, em determinadas situações, uma avaria muito grave”, frisa.
Em caso de abandonos, há também dificuldade de rastrear e responsabilizar os donos, geralmente de outros países. Martins sugere assistir ao documentário “O Custo do Transporte Global”, que dimensiona o problema.
Casos isolados
O oceanógrafo desconhece navios abandonados na área dos portos da Grande Vitória, mas diz que isso pode ocorrer. E cita dois casos conhecidos, como o Victory 8B, afundado próximo à Ilha Escalvada (Guarapari) para virar recife.
E outro mais antigo afundado na costa de Vitória. “Foram casos isolados, que podem se repetir. Em caso de avaria muito grave, não compensa ao proprietário fazer reparo e rebocar o navio até um desmanche”, diz Martins.
OUTRA OCUPAÇÃO NA PRAINHA – Ao invés de ruidosos partidários do atual Presidente acampados no Sítio Histórico da Prainha de Vila Velha, o que muita gente gostaria de ver ali são as costumeiras manifestações culturais, como nesta foto.
Mas desde as eleições, a área está bloqueada, prejudicando ainda o acesso ao Convento da Penha e ao evento Casa Cor. O Ministério Público Estadual já pediu o desbloqueio da área, e a expectativa agora é que o governador Renato Casagrande, de volta da Conferência Climática no Egito, olhe a situação.
Naufrágio à vista
O retorno dos cruzeiros marítimos vinha sendo uma das apostas do setor de turismo, na próxima temporada de verão. Contudo, o repique da covid ameaça os pacotes promocionais.
Além-mar
Não é novidade o crescente número de brasileiro indo para Portugal a passeio ou em busca de melhor qualidade de vida. Diante desta demanda, existe capixaba investindo no mercado imobiliário além-mar e de modo relativamente simples sem muito capital. A pessoa aluga três, quatro imóveis e os administra. Com a ajuda da rede social faz locação para brasileiros.
* * *
Base colatinense
Colatina terá cinco representantes naturais entre os 10 futuros deputados federais. Poucos sabem que nasceram lá Helder Salomão, Jack Rocha e Victor Linhalis, além dos notórios Paulo Folleto e Josias da Vitória. O município também ajudou a eleger três deputados estaduais, incluindo o campeão de votos, Serginho Meneguelli, ex-prefeito.
Escoteiros do ar
Pensou que a urbanização crescente da população acabou com antiga prática do escotismo? Pois neste domingo, dirigentes regionais participam, em São Mateus, da solenidade que inaugura a 47ª Seção Escoteira Autônoma do Ar Agnes Baden-Powel, no aeroporto Ernesto Bonomo, às 9h30. Ao invés de atividades campestres, na nova modalidade os escoteiros aprendem sobre aeronáutica e astronomia. Desde 1920, o escotismo é forte no município.
Ligação com o violão
O pai do famoso violonista brasileiro Baden Powel mostrou no batismo do filho toda sua paixão pela prática do escotismo, isso lá na pequena Varre-Sai, cidadezinha do interior do Rio próxima à divisa com o Espírito Santo. Outros famosos adeptos incluem nomes como Geraldo Alckmin, Steven Spielberg, Madonna e Paul McCartney.
CURTA
FOTOS E POESIA. Vitor Nogueira e Jorge Elias Neto lançam, em 1° de dezembro, “O Mais Eu De Todos Em Mim Vive Me Desconhecendo”, sobre moradores de rua. Será no Triplex Vermelho, Vitória.
EDITAIS 2022. Secretaria de Cultura do Estado (Secult) apresenta, na próxima quarta-feira, os novos Editais da Cultura 2022, no Salão São Tiago, Palácio Anchieta, às 17 horas.
ARROZ COM FEIJÃO. Explicado o gradativo aumento no preço do arroz e do feijão: nos últimos 16 anos, o plantio caiu 30% perdendo terreno para o milho e a soja.
HOTELARIA. “Atender bem ao cliente high-tech é o novo desafio da hotelaria”, garante Nerleo Caus, dirigente da Associação Brasileira da Indústria dos Hotéis (ABIH-ES).
COPA NO CATAR. “Futebol sem cerveja é assim como churrasco na laje sem samba”, entreouvido em rodinha de torcedores.
FILOSOFIA NA PANDEMIA. “Não há vacina liberada para a nova variante da covid. Cuidem-se!”, alerta oportuno da sanitarista capixaba Margareth Dalcolmo.