X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Barragem em Alegre terá alerta sonoro para risco de rompimento


Imagem ilustrativa da imagem Barragem em Alegre terá alerta sonoro para risco de rompimento
Barragem em Alegre

A barragem da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Francisco Gros, em Alegre, na Região do Caparaó, passara a ter sirenes para alertar moradores da região para o risco de algum rompimento.

Os equipamentos estão sendo instalados e na quinta-feira (17) serão iniciados testes operacionais no sistema de alerta sonoro da usina. O objetivo da empresa Statkraft, responsável pela barragem, é checar se os equipamentos estão funcionando corretamente.

Em janeiro de 2020, durante fortes chuvas que provocaram alagamentos no Sul, circularam em redes sociais informações sobre o rompimento da barragem, o que não ocorreu, mas deixou a população aflita.

Os alertas consistirão em testes sonoros curtos de poucos segundos, mas em volume alto. A implantação do sistema de alerta tem como objetivo, em uma situação de emergência, comunicar a população situada na chamada zona de autossalvamento (ZAS), da PCH.

Ao ouvir o sinal sonoro, as pessoas situadas nestas áreas poderão buscar abrigo em pontos de encontro que serão definidos em conjunto com a Defesa Civil Municipal, localizados fora da mancha de inundação.

A empresa ressalta que a PCH Francisco Gros encontra-se em condições normais de segurança e é acompanhada por equipe especializada, sendo também monitorada 24 horas por câmeras de vídeo e pelo centro de operações. Afirma ainda que a usina não apresenta quaisquer riscos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: