Programa incentiva talentos da tecnologia na rede pública
Alunos receberam equipamentos para ajudar professores a compartilhar conhecimentos com outros estudantes
Estudantes e escolas da rede pública do Espírito Santo foram selecionados para receber dispositivos de ponta com o programa Talento Capixaba, lançado pelo governo do Estado para incentivar novos talentos e promover a educação com tecnologia.
Foram 152 alunos escolhidos pelo programa e 38 escolas, ao todo, que participam da iniciativa. Os estudantes ganharam relógios digitais e smartphones. Já as unidades de ensino receberam impressoras 3D, óculos de realidade virtual e até drones.
“O programa Talento Capixaba é inédito porque conecta as escolas municipais da rede pública capixaba, contemplando alunos do ensino fundamental 1 e 2. Trazemos a tecnologia para dentro da sala de aula para despertar e atrair os alunos”, explicou Jales Cardoso, secretário de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
Os alunos Livya de Souza, 13 anos, Vinicius das Chagas, 12, Pedro Brandão, 12 e Lara Ulbano, 13, foram contemplados pelo programa.
Os estudantes escolhidos receberão, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), bolsa mensal de R$ 300 até dezembro deste ano.
“Os estudantes contemplados foram escolhidos por critérios de interesse na escola, boas notas e que demonstraram vontade em compartilhar conhecimento. Eles vão ajudar os professores a ensinar sobre tecnologia aos outros alunos”, destacou Kerlis Martins Ribeiro, diretora da EMEF Ângelo Zani, uma das escolas contempladas, localizada em Cariacica.
O programa Talento Capixaba é uma parceria da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) com a Receita Federal, que deu os equipamentos tecnológicos para os alunos e as escolas.
“É uma iniciativa que abre os horizontes dos alunos. A tecnologia é algo que os atrai, principalmente para os que moram em regiões de vulnerabilidade social. Isso ajuda a mantê-los na escola”, destacou a diretora.
Os alunos participantes do programa irão desenvolver projetos e protótipos voltados à solução de desafios reais das comunidades onde vivem no Estado.
A expectativa é de que aproximadamente 15 mil alunos sejam impactados diretamente.
“O projeto será ampliado e a tendência é medirmos os resultados continuamente. A ideia é tornarmos o programa Talento Capixaba em um política pública para alunos de todos os municípios do Estado”, disse Jales Cardoso.
Bolsa de R$ 300 para alunos
Iniciativa inédita
152 alunos e 38 escolas foram contemplados pelo novo programa Talento Capixaba, que tem o objetivo de promover a educação tecnológica entre os jovens da rede pública estadual do ensino fundamental 1 e 2.
A iniciativa foi lançada pelo governo do Estado, através da secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), com a Receita Federal, e apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).
Dispositivos de ponta
Os alunos selecionados ganharam relógios digitais e smartphones.
As escolas contempladas receberam equipamentos como impressoras 3D, óculos de realidade virtual, drones e outros itens.
Cada unidade selecionou quatro estudantes com base em critérios de inclusão e diversidade, contemplando pessoas com deficiência (PCD), cotas raciais e participação feminina.
Bolsas e investimento
Os estudantes escolhidos receberão, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), uma bolsa mensal de R$ 300 até dezembro de 2026.
R$ 2,7 milhões é o investimento total destinado ao programa, vindos do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (Funcitec/Mobilização Capixaba pela Inovação).
Capacitação
Nesta primeira etapa, o Talento Capixaba contará com capacitação de professores e da concessão de bolsas de pesquisa.
A expectativa é de que aproximadamente 15 mil alunos sejam impactados com o programa no Estado.
O que a educação fez por mim
"Chegarei a lugares mais altos"
“Me chamo Leonara e sou fisioterapeuta formada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Sempre tive o sonho de me formar para garantir um futuro e sempre entendi que através dos estudos e educação eu seria capaz de alcançar meus objetivos de vida. E assim foi.
O processo para entrada em uma faculdade federal começou quando eu entendi que para fazer uma graduação teria que trabalhar e estudar ao mesmo tempo. Sempre tive em mente me dedicar total aos estudos, então o fato de estar trabalhando enquanto estudava me pesava um pouco. Me dediquei ao máximo nos estudos para passar na prova, na época o Enem era a primeira fase e a segunda fase era prova discursiva.
Veio a notícia da aprovação e junto dela o entendimento de que muitas pessoas gostariam de ter conseguido aquela vaga, então mais uma vez eu coloquei na minha cabeça que era preciso dar o meu máximo, e sim, eu dei, pois aquilo ali era o meu sonho e resposta de oração.
O curso de Fisioterapia da Ufes no Ranking Universitário Folha ocupa a 1ª colocação estadual, fica entre os 30 melhores do País e possui nota máxima no Enade, medindo a alta qualidade do corpo docente e do desempenho dos alunos.
Já conquistei muitas coisas e creio que ainda chegarei a lugares mais altos. Nada disso teria acontecido se eu não tivesse tido uma educação qualidade, como a Ufes me deu”.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários