Professores usam A Tribuna na sala de aula
Alunos trabalharam o gênero notícia de maneira lúdica
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Mão na massa e diversão durante a aula de Língua Portuguesa. Na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Major Alfredo Pedro Rabaioli, localizada em Vitória, alunos do 8º ano aprenderam sobre gêneros textuais de maneira lúdica com o apoio do jornal A Tribuna.
A professora da disciplina, Bruna Luchini, explicou que foram apresentados aos alunos alguns gêneros textuais, nos quais foram destacados aqueles do campo jornalístico, como reportagem, fotorreportagem e notícia.
Para uma atividade, por meio do recortes de jornais, os estudantes criaram em grupos suas próprias matérias, seguindo o conteúdo e estrutura do gênero “notícia”.
“Eles gostaram muito da ação. Conheceram e alcançaram a aprendizagem do gênero de forma divertida”, disse a professora.
O conteúdo ainda contou com a visita do jornalista formado em Língua Portuguesa Alexandre Damázio. Ele foi chamado para comentar sobre o assunto.
Dentre os estudantes que participaram estão as alunas Laura Porto, Ana Luiza Lustosa Guedes, Livia Batista, Talyta Bernardino, Maria Eduarda Fraga Moreira, todas de 13 anos.
“Eu achei uma experiência muito boa, porque nos ajuda a ter criatividade e a produzir textos informativos. Minha notícia foi sobre uma banda que foi chamada para cantar em Domingos Martins”, disse Laura.
Já Talita fez sua notícia sobre manifestação no dia do trabalhador. “Foi legal porque não pegamos qualquer historinha para montar nosso texto. Pegamos o jornal, então é como se a gente tivesse feito uma notícia de verdade! Essa atividade me ajudou a entender melhor o conteúdo, eu adorei”, comentou.
Curiosidade
O gênero textual notícia é caracterizado por ser um texto de cunho informativo, com linguagem formal, clara e objetiva.
Incentivo à leitura com “geloteca”
Na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Major Alfredo Pedro Rabaioli, localizada em Vitória, foi colocado em ação o projeto Pipat, que é o incentivo do hábito de ler entre os alunos da Educação para Jovens e Adultos (EJA).
“Tivemos como problemática a falta do hábito de ler no nosso território. Fizemos uma roda de leitura na biblioteca com a temática e depois, em sala, os alunos em grupos realizaram apresentações falando do assunto”, disse a professora de Português Bruna Luchini.
A culminância da ação foi a montagem de uma “geloteca”, que foi a transformação de uma geladeira em uma espécie de biblioteca.
“Pedimos doações de livros para montá-la e deixamos à disposição para que pessoas que fossem à secretaria da escola, os alunos e qualquer outra pessoa do bairro pudessem pegar um livro e se quisesse poderiam deixar outro”, finalizou.
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