X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Guardiões de olho no futuro da natureza

Mais duas redações sobre preservação do meio ambiente foram escolhidas, desta vez da escola Pedro Herkenhoff


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Guardiões de olho no futuro da natureza
Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Herkenhoff, de Vila Velha, fizeram visita à Rede Tribuna |  Foto: Leone Iglesias/ AT

O projeto Guardiões da Natureza continua a inspirar e engajar estudantes na Grande Vitória. As redações vencedoras desta semana, de Maria Elisa Torres Lozório e Alice Cabral Fardin, do 8º e 7º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Herkenhoff, de Vila Velha, compartilharam suas perspectivas sobre preservação ambiental.

Maria Elisa, 13 anos, abordou em sua redação a necessidade de práticas simples para um futuro mais sustentável. “Escolhi o tema de como tornar o meio ambiente mais sustentável porque sinto uma conexão profunda com a natureza.”

Alice Cabral Fardin, por sua vez, focou na questão dos agrotóxicos em sua redação. “Escolhi esse tema porque achei que era algo pouco discutido e muito relevante para o meio ambiente,” disse. Ela, que também tem uma rotina de cuidados com plantas em casa, acredita que a parceria entre o projeto e a Reserva Águia Branca é fundamental para a educação ambiental.

O projeto Guardiões da Natureza começou no ano passado e nesta nova edição o número de escolas foi ampliado para nove unidades da rede pública, que participam com estudantes do 7º ao 9º ano do ensino fundamental II.

Cada escola seleciona 25 redações elaboradas pelos alunos com o tema “Como ajudar a fazer um futuro mais sustentável para todos e cuidar da natureza?”.

O analista de sustentabilidade do Grupo Águia Branca, Gabriel Siqueira, falou sobre o impacto do projeto. “A primeira edição, do ano passado, foi um sucesso tão grande que renovamos a parceria e expandimos o projeto para mais escolas. Ver o entusiasmo dos estudantes e a qualidade das redações é uma prova de que estamos no caminho certo”, destacou Gabriel.

Já a professora de Português Estela Garcia também comentou sobre a recepção do projeto na sala de aula. “Os alunos ficaram muito empolgados com a oportunidade de participar”, completou.

Fique por dentro

Projeto estimula consciência ambiental

- Guardiões da Natureza

O projeto promove o incentivo à leitura e à escrita e também estimula os estudantes a pensarem em maneiras de cuidar do meio ambiente.

Ao todo, nove instituições de ensino de Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra fazem parte da ação.

Cada escola realiza um concurso de redação internamente com os estudantes do 7º ao 9º ano do ensino fundamental, selecionando 25 redações sobre o tema “Como ajudar a fazer um futuro mais sustentável para todos e cuidar da natureza?”.

Até o mês de setembro, os 25 selecionados de cada escola terão feito uma visita à Rede Tribuna.

- Visitas

Nas visitas, são reveladas as duas melhores redações, previamente corrigidas e escolhidas pelo corpo docente.

Os textos serão publicados no jornal A Tribuna e no Tribuna Online.

Em outubro, haverá a premiação: os dois alunos de cada escola com as melhores redações e o professor receberão, na Reserva Águia Branca, os títulos de Guardião da Natureza e Escola Guardiã da Natureza.


Redações selecionadas

Como proteger a natureza do nosso futuro?

Imagem ilustrativa da imagem Guardiões de olho no futuro da natureza
|  Foto: Leone Iglesias/ AT

Atualmente, a sociedade está cada vez mais escassa com o meio ambiente. Alguns fatos que comprovam essa ideia são o aumento das queimadas, secas, perda da biodiversidade, poluição de lagos e rios, entre outros fatores.

Com isso, devemos mudar alguns hábitos para obtermos um futuro mais sustentável.

Segundo o site Brasil Escola, o uso indiscriminado de agrotóxicos pode comprometer a qualidade da água para abastecimento, solo, os alimentos e a manutenção da vida aquática selvagem.

Quando chove, as águas arrastam as partículas dos compostos agrotóxicos contidos nos solos tratados, poluindo rios, lagos e mares.

Diante de tantos problemas causados por agrotóxicos, é fundamental que tenha um descarte correto que só faça a aplicação de forma prudente e precavida.

É muito importante que algumas maneiras de diminuir os impactos para o meio ambiente e saúde dos humanos, animais e insetos sejam criadas e evoluídas.

O que fazer para um futuro mais sustentável? É fundamental mudarmos diversos hábitos prejudiciais para termos um futuro sustentável.

Como diminuirmos o uso de plásticos, aplicarmos o uso da reciclagem, evitar queimadas, não praticarmos desmatamento, dentre outras práticas que beneficiam o meio ambiente.

- Alice Cabral Fardin, 7°A

O nosso futuro

Imagem ilustrativa da imagem Guardiões de olho no futuro da natureza
|  Foto: Leone Iglesias/ AT

Antes de mais nada, o conceito de sustentabilidade surgiu do entendimento de que alguns recursos naturais são finitos e podem levar muito tempo para se renovar.

Sustentabilidade ambiental é um dos três pilares da sustentabilidade. Corresponde ao princípio de preservação do meio ambiente e utilização dos recursos naturais de maneira equilibrada.

Só no Brasil, doenças relacionadas à poluição provocam 80 mil mortes por ano, aponta estudo internacional.

O Espírito Santo tem duas cidades no ranking das 38 com o ar mais poluído do Brasil: Serra (28º) e Guarapari (36º). O balneário mais famoso do Estado figura no relatório do World Air Quality de 2023.

Mas tudo na vida tem solução. Aqui estão algumas dicas para cuidarmos do planeta e fazermos um futuro mais sustentável para todos.

Mesmo com atitudes simples do dia a dia você pode fazer uma grande diferença: economize água, não jogue lixo nas ruas, recicle, entre outros.

A preservação ambiental é fundamental para manter a saúde do planeta Terra e de todos os seres vivos que o habitam. O futuro depende de nós.

- Maria Elisa Torres Lozório, 8°A

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: