Experiência da Estônia para melhorar o ensino no ES
Capixabas conheceram o sistema educacional do país, conhecido pela integração entre tecnologias digitais avançadas
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Uma comitiva de especialistas capixabas realizou uma jornada de oito dias na Estônia para explorar as práticas inovadoras que colocaram o país do norte da Europa no topo dos rankings educacionais no mundo.
Entre os dias 6 e 14 deste mês, 14 profissionais em educação tiveram a oportunidade de conhecer o sistema educacional estoniano, conhecido por sua integração entre as tecnologias digitais avançadas, para ser aplicado em escolas públicas do Espírito Santo.
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A Microkids Tecnologia Educacional, que atende escolas municipais de Mimoso do Sul, Sooretama, Cariacica, São Mateus, Vargem Alta e Domingos Martins, foi a responsável pela viagem.
A Estônia é reconhecida mundialmente por sua liderança em educação digital e ocupa o primeiro lugar no ranking do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) entre os países ocidentais.
O sistema educacional do país é notável por seu uso extensivo de plataformas on-line, ferramentas interativas e recursos digitais, criando ambientes de aprendizado modernos.
Com isso, de acordo com a Microkids, o objetivo da imersão foi entender e adaptar essas práticas para beneficiar os estudantes capixabas.
A agenda da comitiva de especialistas incluiu visitas a escolas, universidades, instituições governamentais e startups na Estônia.
Os participantes tiveram a oportunidade de observar de perto a integração da tecnologia e metodologias ativas no ambiente escolar, além de participar de workshops e palestras com especialistas de todo o mundo.
Ao final da jornada, os participantes receberam um certificado internacional que atestará a experiência.
Fique por dentro
De acordo com registros históricos, há 150 anos o índice de alfabetização da população estoniana já era de 94%.
Atualmente, o país investe 6% do PIB no ensino. Em termos percentuais, é o mesmo que o Brasil. Considerando PIB per capita e número de alunos na rede, notam-se diferenças.
No Brasil, o PIB per capita é de R$ 31 mil, de acordo com dados da OCDE referentes ao ano de 2017. Na Estônia, é o equivalente a R$ 110 mil. Enquanto o governo brasileiro investe, no ensino básico, R$ 6,6 mil por aluno ao ano, o governo estoniano aplica o equivalente e R$ 28 mil.
A categoria professor teve um incremento de renda em mais de 90% na última década.
As diretrizes do ensino estão no currículo nacional, mas como aplicá-las fica a critério de cada escola. Metodologias e até mesmo os ambientes de sala de aula podem ser definidos pelos professores.
Fonte: Pesquisa AT.
Fiscais mirins da Justiça Eleitoral nos colégios
Falar sobre voto não é apenas algo de “gente grande”, sabia? Na última sexta-feira (13), o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) levou o assunto para a sala de aula por meio do projeto “Fiscal Mirim da Justiça Eleitoral”.
A ação aconteceu na escola municipal Deocleciano de Oliveira, em Guaçuí, para alunos do 6º ano. O TRE-ES foi representado por Daniel Barrioni de Oliveira, juiz eleitoral da 13ª Zona - Guaçuí e Divino São Lorenzo e juiz auxiliar da Presidência do TRE-ES.
Segundo Daniel, o objetivo da iniciativa é promover a conscientização sobre a importância do voto livre e consciente, compartilhando boas práticas de cidadania.
No encontro, que contou com a presença de aproximadamente 40 crianças, Daniel realizou uma palestra destacando a relevância de um processo eleitoral honesto e incentivando as crianças a fiscalizar seus familiares e vizinhos para evitar a prática de compra de votos. Ao final, foi distribuído um documento de identificação de “Fiscal Mirim” para os alunos.
Francisco de Assis Rezende, diretor da escola, afirmou que os estudantes gostaram da experiência e que a expectativa é que o projeto seja ampliado para outras turmas.
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