X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Dez dicas para reorganizar a rotina na volta às aulas

Especialistas alertam que os pais devem estabelecer acordos e obrigações com os filhos, além de incentivar os estudos


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Dez dicas para reorganizar a rotina na volta às aulas
Pedro de Oliveira Simão, 10 anos, está indo para o 6º ano e seus pais, Thais Oliveira e José Carlos Simão, estão o apoiando bastante. “Sabemos que não será fácil, mas chegamos até aqui e sempre muito comprometidos com a educação do nosso filho. Sempre conversamos com ele, explicando que estaremos juntos e que ele sabe que poderá sempre contar com a nossa dedicação, com o nosso apoio, com a nossa ajuda”, disse a mãe. |  Foto: Leone Iglesias/ AT

O ano letivo está para começar e a organização em relação à rotina de estudos precisa voltar aos eixos depois dos tempos de lazer e descontração das férias. A Tribuna conversou com especialistas e eles deram algumas dicas sobre o que é importante o aluno colocar em prática.

Edna Tavares, doutora em Educação, sugeriu que, a poucos dias antes da volta, a criança e o adolescente já devem ter horários de dormir e acordar estabelecidos, sendo similares àqueles praticados quando estudavam. Assim, eles vão se acostumando com a rotina novamente.

Ela também disse que é positivo os pais estabelecerem acordos com obrigações e deveres junto aos filhos, para que estes tenham um ano produtivo desde o início. “É importante que a criança perceba que a família sentou com ela, falou ‘olha, eu quero você dedicado este ano’”.

Já a gerente do departamento pedagógico do Kumon, Mariana Bruno Chaves, disse que o uso de uma agenda ou planner ao longo da jornada escolar é um grande suporte.

Segundo a profissional, é importante deixar registrado os compromissos extras que o estudante tem (aulas de algum esporte, por exemplo) e listar atividades, trabalhos e datas das provas da escola. Assim, ele consegue organizar melhor os horários disponíveis para estudo e o tempo que precisa de dedicar.

E para que o estudo seja proveitoso, o especialista em avaliação de sistemas educacionais Edebrande Cavalieri afirmou que é fundamental criar um ambiente para esse momento em casa.

“De preferência distante das coisas que possam distrair como som, TV, internet, animais de estimação. É difícil estudar com um pet ao lado criando demandas o tempo todo, por exemplo. Essa dica exige dos pais uma melhor orientação do espaço”, afirmou.

Por fim, o psicopedagogo Cláudio Miranda disse que a atuação dos pais é fundamental para o sucesso escolar da criança.

“Fazer com que o filho estude regularmente é o desafio de muitos pais, porque nem todo filho tem isso bem definido. Com o hábito de estudo bem estabelecido aumentam-se as possibilidades de sucesso”.

“Os pais devem estudar com os filhos, providenciar um reforço escolar quando necessário e ir à escola conversar com pedagogos e professores”, finalizou.

Algumas dicas

1- Antes da volta à escola, é interessante a criança e o adolescente já terem horários de dormir e acordar estabelecidos, sendo similares àqueles praticados quando estudavam.

2- Deixar o material escolar já organizado. É interessante os pais organizarem junto ao filho, podendo se tornar um momento de recordação afetiva por parte da criança.

3- Pais e filhos firmarem um acordo para o ano, com deveres e obrigações do aluno.

4- Fazer o uso de planner ou agenda para anotar datas de provas e de entrega de atividades, além de compromissos fora da escola. Isso ajuda a visualizar melhor o tempo para o estudo.

5- Criar um ambiente para o estudo dentro de casa, de preferência distante de aparelhos que possam distrair como som, TV, internet.

6- Não protelar a retomada. Não deixar para começar depois do Carnaval, por exemplo. Já voltar com a rotina nos eixos para ser produtivo academicamente.

7- Entrar em um acordo com amigos que também estudam para que uns não atrapalhem os outros. A falta desse acordo pode vir a prejudicar a todos.

8- Realizar estudos e tarefas de casa diariamente.

9- Dar espaço e tempo para uma rotina do prazer de se divertir. Sem esse espaço, os estudos tornam-se “torturantes”.

10- Pais devem dar suporte e estar presentes nos estudos dos filhos.

Fonte: Profissionais consultados.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: