Com robótica e salas maker, escolas de Vitória tornam aulas mais práticas
Salas maker e kits de robótica com lego incentivam a criatividade de alunos e reforçam interesse pelo aprendizado
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Aulas mais dinâmicas e criativas são o caminho para engajar os estudantes. Na rede municipal de Vitória, isso acontece por meio de novos laboratórios, conhecidos por sala maker, e também por aulas com kits de robótica Lego, por exemplo.
Ações como essas reforçam o interesse pelo aprendizado, desenvolvendo o pensamento crítico e a criatividade, que foi tema do Meeting Tribuna de Educação, evento promovido pela Rede Tribuna e realizado na semana passada.
As salas maker estão presentes nas escolas Professora Eunice Pereira Silveira, em Tabuazeiro, Eber Louzada, em Jardim da Penha, e Izaura Marques, em Andorinhas, e seguem em implantação em outras unidades de ensino. A expectativa é que, até o final do ano, sete delas estejam funcionando.
“É um ambiente que estimula a cultura do ‘faça você mesmo’, despertando o protagonismo dos estudantes por meio de atividades práticas, manuais e tecnológicas”, disse Luana Lemos, subsecretária de Gestão Pedagógica da capital.
Alunos da escola de tempo integral Professora Eunice Pereira Silveira, Jonas dos Santos, 14, Nicolas Rosa, 14, e Vinicius Firmino, 14, fazem o uso desse laboratório.
“A sala maker é um espaço importante para que os alunos possam vivenciar, através da experimentação e da construção, os conteúdos trabalhados em sala de aula”, disse Zacarias Almeida Lima, professor de Matemática.
As salas contam com instrumentos como impressora 3D, cortadora laser, blocos de montar, ferramentas de tecnologias digitais, peças eletrônicas, entre outros.
O objetivo da prefeitura é implementar o projeto Criar Vitória (Centro de Referência em Inovação e Aprendizagem em Rede), com o total de 10 salas makers espalhadas em nove regiões da cidade.
Além dos ambientes, a ação levará formação ao professor, investimento em materiais pedagógicos para essas salas e currículo diferenciado para as unidades de ensino. “Elas serão como um polo de inovação em rede”.
Sobre os kits Lego Education, que combinam programação, robótica e elementos Lego para ajudar os alunos a desenvolverem habilidades de resolução de problemas, pensamento crítico e criatividade, Luana disse que 23 escolas participam, entre Cmeis e Emefs.
Aprendendo conceitos na prática

Alunos da escola Professora Eunice Pereira Silveira, Benicio Miranda, Sophia Zanelato e Heitor Perini, todos de 10 anos, participam do Projeto Lego.
“Por meio de kits de robótica e propostas interativas, as crianças aprendem na prática conceitos de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM, sigla com os nomes das disciplinas em inglês), além de trabalho em equipe, resolução de problemas, tomada de decisões e comunicação com mais clareza”, disse Gean Clarindo, professor de Língua Inglesa e Protagonismo.
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Criar Vitória
O Centro de Referência em Inovação e Aprendizagem em Rede será implantado em 10 unidades de ensino da rede municipal de Vitória e contará com salas makers, formação de professor, investimento em materiais pedagógicos e currículo diferenciado.
Escolas contempladas
EmefTI Edna De Mattos
Emef Prezideu Amorim
Emef Eber Louzada Zippinotti
EmefTI Ronaldo Soares
Emef Neusa Nunes Gonçalves
EmefTI Anacleta Schneider Lucas
EmeFTI Izaura Marques Da Silva
EmefTI Paulo Reglus Neves Freire
Emef Elzira Vivacqua Dos Santos
EmefTI Professora Eunice Pereira Silveira
Salas makers
São laboratórios diferenciados, com uma prática pedagógica para instigar a criatividade do aluno.
Cada sala contém instrumentos como impressora 3D, cortadora laser, blocos de montar, ferramentas de tecnologias digitais, peças eletrônicas, construção de robô, material de marcenaria e costura.
Diferentes projetos podem ser desenvolvidos na sala, sempre pensando na resolução de problemas.
Projeto Lego
Nesta quarta-feira (30), 10 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e 13 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) participam do Projeto Lego Education, que traz para a sala de aula kits de robótica da Lego.
É uma ação própria do Instituto Positivo que seleciona as unidades de ensino por meio de edital.
O projeto conta com formação para o professor. Desenvolvendo encontros com as equipes, a ação culmina em uma celebração que as crianças apresentam os seus projetos por meio de teatro, música e o uso do Lego.
A Ação envolve a resolução de um problema que atinge a sociedade como um todo. Neste ano, a temática é a preservação dos oceanos.
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