X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Alunos vão estudar cultura e história dos italianos

O conteúdo, que lembrará os 150 anos da imigração italiana no Estado, será trabalhado em escola de Cariacica


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Alunos vão estudar cultura e história dos italianos
Luciana Dias, Victor Rangel e Edna Tavares estão animados para compartilhar informações sobre a imigração italiana com alunos do Centro Educacional Sonho Meu |  Foto: Fábio Nunes/ AT

Um verdadeiro mergulho na cultura italiana é o que o Centro Educacional Sonho Meu (CESM), em Cariacica, levará para seus alunos neste ano.

A ação de aprofundar o conhecimento sobre o país foi pensada por conta da ancestralidade italiana no Espírito Santo e pela celebração dos 150 anos da imigração italiana no Estado em 2024.

O projeto abordará a temática em sala de aula com alunos do 5º e 6º ano em várias disciplinas. Nas aulas de Arte, por exemplo, eles farão releituras de monumentos do país europeu.

Na disciplina de Matemática, a pizza poderá ser usada para ilustrar questões. Contos da Itália ganharão espaço nas aulas de Português. As crianças também participarão de workshops de gastronomia com comidas típicas e farão passeios especiais, como um que será realizado em uma lavoura de café de uma família de ascendência italiana.

Além dessas turmas, alunos de toda a escola terão um gostinho da Itália por meio do Museu Raízes, uma sala que conta com um acervo de objetos italianos. Ao longo do ano, o objetivo é que ela seja preenchida com outras peças levadas por estudantes.

O coral também é uma opção para a garotada de todas as turmas. Ele trabalhará músicas italianas que serão apresentadas aos pais e estudantes em eventos da escola.

De ascendência italiana, Edna Tavares, doutora em Educação e diretora do CESM, comentou que a equipe está radiante para iniciar os trabalhos com os alunos. Os professores Luciana Dias e Victor Rangel, por exemplo, se mostraram muito animados.

“Estamos dando um foco na Itália neste ano por conta da data, mas também trabalhamos todas as outras culturas”, explicou Edna.

É válido lembrar que a Rede Tribuna está participando ativamente da celebração dos 150 anos da imigração italiana no Estado.

A diretora comercial da empresa, Lenise Loureiro, convidou as escolas que tiverem projetos sobre o assunto a enviarem seus conteúdos a fim de serem compartilhados no jornal impresso e no Tribuna Online.

“Queremos que as escolas mandem para nós seus melhores trabalhos sobre a imigração italiana no Estado. Teremos um ano inteiro de muita participação da Rede Tribuna nesses festejos”.

Fique por dentro

Parceria com universidade na Itália

- Benefícios da ação

De acordo com o professor de Geografia Victor Rangel, que atua no CESM, o projeto é importante ao incentivar a comunicação do aluno com outras pessoas. Será uma forma do estudante se sentir pertencente à escola e também por fazer com que o pequeno entenda um pouco da história capixaba.

Para a professora Luciana Dias, a ação é bastante positiva ao facilitar o acesso a outras culturas.

- Conexão forte

O CESM tem uma parceria com a Universidade de Turim, na Itália, para estudar a educação por meio de intercâmbios. Neste ano, a diretora Edna Tavares e o professor Victor irão para o país e, da mesma forma, o CESM receberá doutorandos de lá.

Fonte: Profissionais do Cesm.

Projeto

Imigração italiana

O tema escolhido para a seção A Tribuna nas Escolas desta semana faz parte do projeto sobre os 150 anos da imigração italiana no Espírito Santo.

A Rede Tribuna se sente honrada em fazer parte dessa trajetória, auxiliando na preservação e na propagação de nossa memória. O projeto 150 Anos da Imigração Italiana no Espírito Santo levará ao público um riquíssimo conteúdo, com informações sobre a chegada dos imigrantes italianos em solo capixaba. Serão exibidos vídeos na TV Tribuna/SBT, matérias publicadas no jornal A Tribuna, webséries no portal Tribuna Online e nas rádios Tribuna FM e Legal FM. Acompanhe esta envolvente jornada pelas raízes italianas no Espírito Santo!

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: