X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Atividades presenciais permitidas em igrejas sem recursos para realizar transmissões online


Incluídas na categoria de atividade essencial, as igrejas foram orientadas pelo governo do Estado a priorizar os cultos e missas online durante a quarentena de 14 dias que terá início a partir desta quinta-feira (18).

“Art. 9º Fica recomendado que as igrejas e os templos religiosos transmitam, preferencialmente, os cultos e as missas por meio virtual”, informa o decreto publicado em edição extra do Diário Oficial desta quarta-feira (17).

A recomendação, no entanto, não proíbe a realização de atividades presenciais, desde que sejam respeitadas normas especificadas pela Secretaria de Saúde.

“A orientação é priorizar os cultos online. O que não significa proibir as atividades presenciais. Aqueles que não tiverem condições, ferramentas de transmissão ou internet, como é a realidade de muitas comunidades, podem realizar atividades presenciais. A portaria da Secretaria da Saúde estabelece 30% de ocupação do espaço do templo. Determina ainda o uso de álcool, o uso obrigatório de máscara e aferição de temperatura, como já estava sendo feito”, explicou o pastor Romerito Oliveira, da Associação de Pastores Evangélicos de Vitória (Apev).

Segundo o pastor, na reunião realizada na terça-feira (16) com líderes religiosos, o governador falou da importância da atividade dos templos e igrejas durante a pandemia. “Ele disse que tem consciência da importância da atividade religiosa nesse momento da pandemia em que há pessoas acometidas por problemas mentais e pessoas enlutadas que precisam desse apoio”.

O arcebispo de Vitória, Dom Dario Campos, também participou da reunião e afirmou que a Igreja Católica quer colaborar com as medidas de restrição e segue defendendo a vida. Sobre a Semana Santa, Dom Dario pediu ao governador que seja possível a realização de missas presenciais ainda que tenham que reduzir o número de participantes e redobrar os cuidados. O arcebispo lembrou ainda que o Vaticano já enviou orientações sobre os Sacramentos na pandemia e que eles serão seguidos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: