X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • COLUNAS
  • PODCOLUNAS
  • CIDADES
  • TRÂNSITO
  • POLÍCIA
  • POLÍTICA
  • ECONOMIA
  • ESPORTES
  • ESPORTE PERNAMBUCANO
  • TABELA DO BRASILEIRÃO
  • TEMPO E TEMPERATURA
  • ENTRETENIMENTO
  • BRASIL
  • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
  • BOMBOU NA REDE
  • HORÓSCOPO
  • LOTERIAS
  • INTERNACIONAL
  • ENTRETENIMENTO
  • FAMOSOS
  • FILMES E SÉRIES
  • MÚSICA
  • TELEVISÃO
  • RÁDIO TRIBUNA FM
  • TV TRIBUNA
    • JT1
    • JT2
    • BRASIL URGENTE
    • JOGO ABERTO
    • BEM VOCÊ
    • O melhor no nordeste
    • Ponto de Vista
    • Cheguei Chegando
  • INSTITUCIONAL
    • Nossa Equipe
    • Comercial
    • fale conosco
    • Política de privacidade
  • PUBLICIDADE LEGAL
Logo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ES PE
Olá,
Sair
Search
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 29°C RECIFE
  • Programação
  • PODCOLUNA
  • Trânsito Agora
  • Publicidade Legal
  • Últimas Notícias
  • logo do clube de vantagens
  • Tribuna FM 107,9
    img img
Link copiado!
ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
tempo 29°C VITÓRIA
User Login
Search
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • NOTÍCIAS
    • COLUNISTAS
      • PLENÁRIO
      • AutoMotor
      • VOZ DO CAFÉ
      • Direto da Redação
      • Vitrine de Negócios ES
      • EU E ELAS
      • DR. JOÃO RESPONDE
      • ENTRE PRATELEIRAS, POR JAQUES PAES
      • CONVERGÊNCIA, POR TASSO LUGO
      • GILMAR FERREIRA
      • FALANDO DE DIREITO
      • NUTRIDICAS
      • JOSÉ ANTÔNIO MARTINUZZO
      • MUNDO DIGITAL
      • PAPO DE FAMÍLIA
      • OLHARES COTIDIANOS
      • PEDRO VALLS FEU ROSA
      • SOCIAL, POR THAMA BOLDRINI
      • OPINIÃO ECONÔMICA
      • OPINIÃO INTERNACIONAL
      • TRIBUNA LIVRE
    • Economia
    • CONCURSOS
    • EMPREGOS E ESTÁGIOS
    • Cidades
    • Polícia
    • PREVISÃO DO TEMPO
    • Saúde
    • CUIDE-SE BEM
    • Política
    • Educação
    • A TRIBUNA NAS ESCOLAS
    • Esportes
    • ESPORTE CAPIXABA
    • FUTEBOL
    • TABELA DO BRASILEIRÃO
    • Turismo
    • CAÇADORES DE DESTINOS
    • Entretenimento
    • AGENDA CULTURAL
    • FAMOSOS
    • RECEITAS NA REDE
    • Bombou na rede
    • Horóscopo do Dia
    • Loterias
    • Brasil
    • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
    • Internacional
    • SOBRE RODAS
  • TV TRIBUNA
    • Fique por Dentro
    • TN1
    • TN 2
    • Brasil Urgente ES
    • Tribuna Manhã
    • TN ESPECIAL
    • PONTO DE VISTA
    • AUTOMOTOR
    • Apita Aí
    • CAÇADORES DE DESTINOS
    • Circulando
    • EU E ELAS
    • MAIS DESIGN
  • RÁDIOS
    • Tribuna FM Vitória
    • Tribuna FM Cachoeiro
    • Legal FM
  • A TRIBUNA DIGITAL
    • Capa do Dia
    • Versão Digital
    • Cadernos especiais
    • Edições anteriores
    • CENTRAL DO ASSINANTE
    • Enem
  • PODCASTS
  • NEWSLETTER
  • ASSINE A TRIBUNA
  • PROMOÇÕES
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • CONTEÚDO ESPECIAL
  • INSTITUCIONAL
    • Equipe multimídia
    • Comercial
    • fale conosco
    • Política de privacidade
Logo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna

Login

User
ES PE
Olá,
Sair
Search
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 29°C VITÓRIA
  • ASSINE
  • TV Tribuna
  • CAÇADORES DE DESTINOS
  • PODCASTS
  • A Tribuna Digital
  • Trânsito
  • Publicidade legal
  • logo do clube de vantagens
  • icon
    Tribuna FM Vitória 99,1
    img img
    Tribuna FM Cachoeiro 99,9
    img img
    Legal FM 99,5
    img img
    icon
Link copiado!

AT FOLIA - A ALEGRIA ESTÁ DE VOLTA

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

Veja como foi o desfile da Imperatriz do Forte

Primeira escola a entrar na avenida trouxe como enredo: “Mas será o Benedito?”

foto autor
Redação Tribuna Online
11/02/2023 - 7:59 • Atualizada em 11/02/2023 às 9:49
PARTICIPE DAS NOSSAS REDES
facebook-icone whatsapp-icone
PARTICIPE DOS NOSSOS GRUPOS
google-news-icone telegram-icone whatsapp-icone

Siga o Tribuna Online no Google

Google icon
OUÇA A MATÉRIA
PARTICIPE DAS NOSSAS REDES
facebook-icone whatsapp-icone
PARTICIPE DOS NOSSOS GRUPOS
google-news-icone telegram-icone whatsapp-icone

          Imagem ilustrativa da imagem Veja como foi o desfile da Imperatriz do Forte
Imperatriz do Forte |  Foto: Prefeitura de Vitória/Divulgação

Sinal verde! Primeira escola a entrar na avenida nesta sexta-feira (10), no Carnaval de Vitória, a Imperatriz do Forte, contou uma história de resistência do povo negro, com muito Ticumbi, Jongo e a força das comunidades do Forte São João e Romão. Com um enredo forte ligando o lúdico e as manifestações culturais, a escola resgatou parte da história de sua própria gente. 

Os carnavalescos Vitor Vasale e Victor Faria levaram para a passarela do samba a história de Benedito Meia-Légua, lendário quilombola da região do Sapê do Norte, território que engloba parte de São Mateus, Conceição da Barra e Itaúnas.

"Abre a praça" em verde e rosa

Uma grande festa para São Benedito, o santo negro, abriu o desfile da agremiação, trazendo o Ticumbi, manifestação cultural afro-brasileira característica dos municípios de São Mateus e Conceição da Barra.

A comissão de frente entrou na avenida com a missão de contar a história de Benedito Meia-Légua. A coreografia, assinada por Vinícius Couti, convidou, na figura de um Mestre do Ticumbi, a celebrar e contar a memória desse líder negro do Norte capixaba. O tronco de árvore onde, segundo relatos, Benedito dormia às noites, em fuga de seus captores, foi representado no pede passagem da escola.


          Imagem ilustrativa da imagem Veja como foi o desfile da Imperatriz do Forte
Imperatriz do Forte |  Foto: Prefeitura de Vitória/Divulgação

Vinicius Costa e Julia Mariano, primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, se apresentaram com a delicadeza movimentos que fazem menção a cultura afro e a fluidez e calmaria das águas doces.

A fantasia luxuosa representava o Córrego das Piabas, local em que, segundo relatos, Benedito Meia-Légua foi vítima de uma emboscada e preso dentro de um tronco oco de uma árvore, e queimado vivo.

Reverenciadas como guardiãs de memórias e tradições das escolas de samba, as baianas da Imperatriz do Forte vieram no primeiro setor, fantasiadas de "Cricaré", representando a força do rio de mesmo nome que foi porta de entrada de navios negreiros no Brasil, um dos maiores portos de chegada de escravizados da África.

O abre-alas, batizado de "O Ticumbi da Imperatriz", trouxe a representação dos barcos de pesca aportando no cais de Conceição da Barra, trazendo o grupo do Ticumbi e a imagem de São Benedito das Piabas. Com fitas, flores, estandarte, violões e pandeiros em várias partes da alegoria, que trazia também o requinte do carnaval em verde e rosa, com a representação máxima da Imperatriz do Forte: sua coroa.


          Imagem ilustrativa da imagem Veja como foi o desfile da Imperatriz do Forte
Imperatriz do Forte |  Foto: Prefeitura de Vitória/Divulgação

A ala "Jongos e Congos para a festa começar" pedia passagem para a belíssima rainha de bateria da escola, Patrícia Telles, vestida de flores ao rei do congo. A Berço do Samba, como é conhecida a bateria da escola, passou ousada, com bossas remetendo às tradições do Congo e do Jongo. Seus ritmistas encenavam a guerra dos reis de Congo e de Bamba, que na apresentação comandada por mestre Vitor Rocha deu show.

Levantando as arquibancadas, a ala dos passistas, vestida como devotos em procissão, riscou a passarela do samba. Encerrando o primeiro setor, a ala "Mestre do Ticumbi" fez uma grande homenagem às características e aos mestres do Ticumbi, principalmente ao Mestre Terto, que manteve firme essa manifestação cultural capixaba por mais de 50 anos para além das divisas do Espírito Santo.

Depois de trovar, sua história vamos contar!

O segundo setor do desfile da Imperatriz do Forte concentrou-se em apresentar ao público detalhes das lutas, libertações, mistérios e feitos de Benedito Meia-Légua, em busca da alforria de escravizados. Suas andanças pelo Sapê do Norte, a fama de terror dos escravagistas até sua captura passaram em alas e fantasias.

Destaque para a ala representando a Cabula, religião de matriz afro com ritos ligados à presença da água, e comumente realizados à noite, nas florestas. O tripé "Cabula quando o Tatá flua" sintetizava os principais elementos do culto.

Os mitos e lendas envolvendo Benedito também passaram na avenida, como a multiplicação de seguidores do líder negro.

Afro-capixaba

O último setor da Imperatriz do Forte destacou o legado da cultura afro-capixaba para a luta negra no Espírito Santo, além da formação ancestral do Forte São João e do Romão. Outros nomes que marcaram a resistência no Espírito Santo também foram lembrados pela escola, como: Constância de Angola, Viriato Cancão-de-Fogo, Negro Rugério Preto Bongo.


          Imagem ilustrativa da imagem Veja como foi o desfile da Imperatriz do Forte
Imperatriz do Forte |  Foto: Prefeitura de Vitória/Divulgação

Dos quilombos do Sapê Norte para Vitória! Em busca de melhores condições de vida, muitos ribeirinhos e pescadores da região de Sapê do Norte migraram para a capital capixaba e se assentaram no Forte São João e no Romão, comunidades da Imperatriz do Forte, conhecidos como "mateenses".

À frente do último carro, a velha guarda veio vestida de "Somos Todos Benedito", carregando o legado da perpetuação da história de resistência de Meia-Légua. Encerrando o desfile, a alegoria "Quilombo Forte" levou ao Sambão do Povo o passado, o presente e a luta por um futuro sem racismo, provendo um aquilombamento em plena avenida.

As informações são da Prefeitura de Vitória.

Ícone tags Tags AVENIDA Benedito carnaval2023 cores DESFILE DAS ESCOLAS DE SAMBA Enredo es imperatriz do forte vitória

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

NOTÍCIAS

Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia CONCURSOS Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba FUTEBOL Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Agenda Cultural Famosos Receitas na Rede Gastronomia Regional

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão SOBRE RODAS

RÁDIOS

Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM

TV TRIBUNA

Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã TN Especial Ponto de Vista Automotor Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando Eu e Elas Mais Design

JORNAL A TRIBUNA

Assine Versão Digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Edições Anteriores Central do Assinante

COLUNAS

Doutor João Responde VOZ DO CAFÉ Vitrine de Negócios ES Direto da Redação Gilmar Ferreira Papo de Família Tribuna Livre Mundo Digital Nutridicas Plenário Automotor Eu e Elas Entre Prateleiras, por Jaques Paes Convergência, por Tasso Lugo Falando de Direito José Antônio Martinuzzo Olhares Cotidianos Pedro Valls Feu Rosa Social, por Thama Boldrini Opinião Econômica Opinião Internacional

PROMOÇÕES

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

CONTEÚDO ESPECIAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
NOTÍCIAS Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia CONCURSOS Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba FUTEBOL Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Agenda Cultural Famosos Receitas na Rede Gastronomia Regional
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão SOBRE RODAS
RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
TV TRIBUNA Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã TN Especial Ponto de Vista Automotor Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando Eu e Elas Mais Design
JORNAL A TRIBUNA Assine Versão Digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Edições Anteriores Central do Assinante
COLUNAS Doutor João Responde VOZ DO CAFÉ Vitrine de Negócios ES Direto da Redação Gilmar Ferreira Papo de Família Tribuna Livre Mundo Digital Nutridicas Plenário Automotor Eu e Elas Entre Prateleiras, por Jaques Paes Convergência, por Tasso Lugo Falando de Direito José Antônio Martinuzzo Olhares Cotidianos Pedro Valls Feu Rosa Social, por Thama Boldrini Opinião Econômica Opinião Internacional
Promoções
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
Conteúdo Especial

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

27 99880-1942

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

Rua Joaquim Plácido da Silva, 225, Ilha de Santa Maria, CEP 29051.900, Vitória-ES.

Nassau Editora de Rádio e TV Ltda - Em Recuperação Judicial

CNPJ: 27.065.150/0001-30

User

CONTATO

Telefone Geral: (27) 3331-9000

Assinaturas A Tribuna:(27) 3323-6333

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logos Rede Tribuna Logos Rede Tribuna

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

PERNAMBUCO

Coluna Automotor, com Jorge Moraes Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João Carnaval 2026

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIO TRIBUNA FM

TV TRIBUNA

JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista Cheguei Chegando

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
PERNAMBUCO Coluna Automotor, com Jorge Moraes Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João Carnaval 2026
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIO TRIBUNA FM
TV TRIBUNA JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista Cheguei Chegando
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

81 7307-1315

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

NASSAU EDITORA, RÁDIO E TELEVISÃO LTDA.
27.065.150/0011-01

Sitio Bela Vista, s/n - Ouro Preto - Olinda - PE

User

CONTATO

(81) 2011-0088

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logo Rede Tribuna Logo Cachoeiro TribunaFM Logo Jornal a Tribuna Logo Vitoria TribunaFM