X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

AT FOLIA - A ALEGRIA ESTÁ DE VOLTA

Já tem Carnaval no Sambão do Povo a partir desta terça

Público poderá conferir a partir desta terça (24) os ensaios das escolas de samba dos grupos A e Especial. A entrada é gratuita


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Já tem Carnaval no Sambão do Povo a partir desta terça
Mariana e Vinícius estão a todo vapor nos ensaios da Chegou o que Faltava e hoje vão conferir de perto a reação do público. |  Foto: © Tiago Melo/AT

Após meses de planejamento minucioso dos desfiles, chegou a hora de cada escola de samba entrar na avenida para apresentar uma prévia do grande show, que acontecerá entre os dias 10 e 12 de fevereiro. 

A partir desta terça (24), tem início, no Sambão do Povo, em Vitória, os ensaios técnicos. 

Por dia, duas escolas, uma do Grupo de Acesso A e outra do Grupo Especial, terão o limite de uma hora para desfilar pela avenida do Sambão.

A primeira escola, sempre do Grupo A, entra às 20h. Depois de meia hora de intervalo, a segunda escola, do Grupo Especial, desfila com horário previsto para às 21h30.

Os apaixonados por Carnaval estão mais do que convidados para acompanhar bem de perto o aperitivo do show. A entrada é gratuita e o acesso será liberado às 19h30.

Os foliões ficarão em uma arquibancada disponibilizada pela organização, entretanto, não poderão adentrar a pista. A avenida é de exclusividade dos componentes das escolas.

Expectativa

A professora Mariana Calazans, 30, estreou na avenida como porta-bandeira pela Chegou o que Faltava no ano passado. Para este ano, no entanto, a emoção tem sido ainda maior.

“A preparação teve um ritmo muito diferente. Fiz academia ao longo do ano passado para ter um preparo físico maior. Estamos animados para abrir os ensaios e mostrar que a nossa escola veio para ficar”, conta Mariana, que deverá conciliar a dança com cerca de 12 kg de fantasia.

Há dois anos na agremiação, o mestre-sala Vinícius Couti, 29, conta que tem encarado ensaios quase diários. “Estamos a todo vapor. Hoje vamos poder conferir a reação do público, os espaços e o tempo”, disse.

Leia mais em:

Confira os festivais e shows no calendário de 2023

Crianças precisam de autorização da Justiça para desfilar no Carnaval

Carioca que descobriu o samba capixaba há quatro anos, a musa da Mocidade Unida da Glória (MUG), Layla Bastos, 35, também está na contagem regressiva. 

“Chega essa época do ano e a expectativa fica a mil. Bate aquele nervosismo, mas a gente treina bastante para dar o nosso melhor no dia”, contou.

Depois de quatro anos morando nos Estados Unidos, o reencontro com o samba brasileiro tem motivado ainda mais a entrega de corpo e alma na avenida.

“Estava com muita saudade do Carnaval e do samba. Brinco que quando cheguei na MUG, parecia que eu estava em abstinência”, lembrou Layla, que se representará com uma bela fantasia preta e dourada.

Muitas surpresas neste ano

É nos ensaios técnicos que as escolas calculam atenciosamente a harmonia da apresentação na avenida, medindo o espaço, cronometrando o tempo e definindo a velocidade do desfile. Entretanto, muitas surpresas devem ficar guardadas para o grande dia.

O presidente da Andaraí, Thiago Bandeira, adianta que o desfile da escola deve mostrar uma reinvenção na avenida. “Vamos mudar totalmente a nossa estética, um cenário um tanto quanto diferente dos outros anos. Os carros alegóricos estarão com uma estética mais limpa, mas mantendo a imponência”.

A escola vai desfilar com elementos cenográficos, comissão de frente, três carros e dois tripés. “Preparamos várias surpresas para esse ano, na comissão de frente. Temos algumas alegorias e adereços com movimento que vão causar uma boa impressão”, destacou.

Quem também está na expectativa pelo desfile é a musa da Novo Império, Maria Sanz Martins. “Estamos vindo com todo o gás após o campeonato no ano passado. Ser a escola campeã nos dá energia”.

Homenageando as realezas, a escola promete fazer bonito. “Minha fantasia será de uma viúva negra, mostrando o outro lado da força”.


Confira o calendário


Acesso aos ensaios a partir das 19h30

Ensaios técnicos

Horário de início previsto para 20 horas, todos os dias.

Público poderá acompanhar da arquibancada. O acesso será liberado às 19h30. 

Cada escola terá 1 hora para ensaiar.

Por dia, duas escolas entram na avenida, uma do Grupo A, outra do Grupo Especial.

Ordem

Nesta terça (24) 

20h: Barreiros

21h: Intervalo

21h30: Chegou o que Faltava

Nesta quarta (25)

20h: Mocidade da Praia

21h: Intervalo

21h30: Andaraí

Quinta-feira (26)

20h: São Torquato

21h: Intervalo

21h30: Jucutuquara

30 de janeiro (segunda-feira)

20h: Chega Mais

21h: Intervalo

21h30: Boa Vista

31 de janeiro (terça-feira)

20h: Império de Fátima

21h: Intervalo

21h30: Piedade

1º de fevereiro (quarta-feira)

20h: Imperatriz do Forte

21h: Intervalo

21h30: Mocidade Unida da Glória (MUG)

2 de fevereiro (quinta-feira)

20h: Pega no Samba

21h: Intervalo

21h30: Novo Império

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: