Login

Atualize seus dados

AT em Família Especial

Cuidado redobrado mesmo após vacina

20/09/2021 00:00:00 min. de leitura

Imagem ilustrativa da imagem Cuidado redobrado mesmo após vacina

A pandemia de covid-19 mudou o dia a dia de pessoas com câncer e dos profissionais de saúde que cuidam delas. O maior desafio tem sido evitar a interrupção de tratamentos.

O diretor clínico do Instituto de Radioterapia Vitória (IRV), Carlos Rebello, alerta: mesmo após a vacina, os pacientes devem manter os cuidados para evitar a transmissão do vírus e usar os recursos da medicina para combater o tumor.

Segundo o médico radioterapeuta, está comprovado que, quando o tratamento é suspenso ou tem o início adiado, o quadro se agrava.

“Desde o início da pandemia temos mantido o atendimento aos pacientes, tomando a máxima precaução e adotando cuidados, como o uso da máscara, a higienização das mãos e dos equipamentos e o distanciamento entre as pessoas”, explicou Rebello.

O IRV funciona anexo ao Vitória Apart Hospital, na Serra, e trabalha com protocolos para promover a segurança de seus pacientes desde a chegada até o final de cada sessão. Na oportunidade, também são feitos questionamentos sobre sintomas gripais.

Com estas ações, a diretoria da única clínica particular de radioterapia do Espírito Santo tem incentivado as pessoas em tratamento a manterem os cuidados médicos para que os tumores não aumentem.

Exames de rotina

Carlos Rebello também alerta para que as pessoas não deixem de realizar os exames de rotina.

“O câncer não vai esperar a pandemia passar. Mantivemos cuidados e orientações sanitárias direcionados à covid-19”.


Serviço

Exclusividade

  • O Instituto de Radioterapia Vitória (IRV) é a única clínica privada do Espírito Santo para o tratamento de câncer por meio deste serviço. Tem convênio com os principais planos de saúde e também faz atendimento particular.
  • Trabalha com tecnologia de ponta e equipe altamente qualificada, que tem como filosofia de trabalho o acolhimento dos pacientes.
  • Endereço: Rodovia BR-101 Norte, Km 2, Carapina, Serra (anexo ao Vitória Apart Hospital). Informações pelos telefones (27) 3348-5656 e (27) 99894-8045 (WhatsApp).

Tratamento em menos tempo

Desde o início das medidas de restrição à circulação de pessoas, o Instituto de Radioterapia Vitória (IRV) implementou uma série de protocolos para propiciar a segurança de seus pacientes. Um deles foi o hipofracionamento, que permitiu reduzir o tempo de tratamento de 30 para 15 ou até para dez dias.

“O objetivo dessa medida é justamente reduzir o número de idas da pessoa até o serviço médico, para que ela possa se preservar”, pontuou o médico radioterapeuta Carlos Rebello.

O especialista explica que, mesmo com a diminuição no número de sessões, o hipofracionamento equivale ao tratamento padrão, ou seja, possui a mesma eficácia, mas é mais eficiente e seguro, graças a análises biológicas e cálculos físicos feitos para garantir esta equivalência.

Imagem ilustrativa da imagem Cuidado redobrado mesmo após vacina

Para possibilitar a redução no tempo de tratamento, o IRV conta com parque tecnológico moderno, equipe altamente qualificada e softwares de ponta que permitem analisar com precisão o quadro clínico de cada paciente.

O instituto trabalha com as técnicas mais atuais para tratar câncer com radioterapia, entre elas a IMRT (Radioterapia de Intensidade Modulada) e a IGRT (Radioterapia Guiada por Imagem).