X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

AstraZeneca reduz em 90% risco de morte por covid


Ouvir

Escute essa reportagem

Após a vacinação contra a covid-19 atingir mais de 60 milhões de pessoas no País, um novo estudo foi realizado para avaliar a efetividade dos imunizantes na prevenção de casos graves, hospitalizações e mortes.

No caso da vacina da AstraZeneca, com o esquema vacinal completo, a pessoa imunizada tem 90% menos risco de morte. Com a CoronaVac, o percentual é de 74%, também considerado alto pelos especialistas.

Imagem ilustrativa da imagem AstraZeneca reduz em 90% risco de morte por covid
Vacina contra covid da Fiocruz/AstraZeneca |  Foto: Divulgação/Sesa

O estudo foi realizado por pesquisadores das universidades federais da Bahia e de Ouro Preto, da Universidade de Brasília (UnB), da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e da London School of Hygiene & Tropical Medicine e da Fiocruz.

Com a AstraZeneca, os que completaram a imunização apresentaram 70% menos risco de infecção, 86,8% menos risco de internação, 88,1% menos risco de admissão na UTI e 90,2% menos risco de morte.

Entre os que tomaram uma dose, foi observado risco 32,7% menor de infecção, o risco de hospitalização caiu pela metade, 53,6% menos risco de admissão em UTI e 49,3% menos risco de morte.

Entre os que tomaram duas doses da CoronaVac, 54,2% apresentaram risco menor de infecção pelo novo coronavírus, 72,6% menos risco de hospitalização, 74,2% menos risco de admissão na UTI e 74% menos risco de morte.

Para quem tomou apenas uma dose, o risco de infecção caiu pela metade. Além disso, o estudo apontou 26,5% menos risco de hospitalização, 28,1% menos risco de admissão em UTI e 29,4% menos risco de morte.

No País, foram vacinadas, entre janeiro e junho deste ano, 21,9 milhões (36,2%) de pessoas com a CoronaVac e 38,6 milhões (63,8%) com a AstraZeneca.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: