X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Areia de Meaípe é roubada para venda na internet


Vidros contendo um produto escuro são comercializados em sites de vendas na internet, com anúncio de que se trata de areia monazítica medicinal, encontrada nas praias de Meaípe e Areia Preta, em Guarapari.

Com a promessa da cura para problemas como artrite, artrose e até câncer, quatro frascos, totalizando 200 mililitros, são vendidos por R$ 399,99.

Imagem ilustrativa da imagem Areia de Meaípe é roubada para venda na internet
O vereador Lennon Monjardim, de Guarapari, denunciou o caso |  Foto: Roberta Bourguignon

Revoltado, o vereador Lennon Monjardim, de Guarapari, denunciou o caso. Dois dias depois, as postagens foram suspensas.

O parlamentar denunciou o caso ao Ministério Público e pediu que os vendedores sejam localizados, para as punições cabíveis.

O problema é que a extração é ilegal e pode configurar dois tipos de crimes: de usurpação de bem pertencente à União, onde a pena prevista é de um a cinco anos de detenção, e crime ambiental, que prevê pena de seis meses a um ano de detenção para quem extrair recursos minerais sem a devida autorização ou licença.

“Não podemos permitir que essas pessoas continuem roubando areia para a comercialização em sites de compra e venda. Percebi que são pessoas distintas nas publicações”, disse o vereador.

Para Lennon, além de cometer um crime com a extração ilegal de areia, os vendedores também enganam as pessoas ao dizer que a areia cura sozinha.

Pesquisas feitas pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) já chegaram a comprovar que as areias monazíticas das praias de Guarapari têm efeitos benéficos à saúde, segundo o doutor em Física Nuclear e coordenador dos estudos, professor Marcos Tadeu Orlando.

Ele revelou que a radioatividade presente na areia dessas praias é muito maior do que em outros lugares do mundo e ajuda na melhora de quem sofre com dores nas articulações.

“Nós já comprovamos essa radioatividade e ver a extração de areia dessas praias é um crime”, disse o professor.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: