X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

Ameba “comedora de cérebro” faz Flórida emitir alerta nos EUA


Autoridades de saúde do estado americano da Flórida confirmaram um caso de uma rara ameba “comedora de cérebro” e emitiram alerta nos Estados Unidos.

O paciente é do condado de Hillsborough e contraiu Naegleria fowleri, uma microscópica ameba unicelular que causa infecção no cérebro, de acordo com o Departamento de Saúde da Flórida. Segundo as autoridades, a ameba é encontrada frequentemente em água morna e entra no corpo pelo nariz.

Não foram divulgadas informações sobre o estado de saúde do paciente ou sobre a maneira com que contraiu a ameba, que não passa de uma pessoa para outra.

Imagem ilustrativa da imagem Ameba “comedora de cérebro” faz Flórida emitir alerta nos EUA
Ameba "comedora" de cérebro |  Foto: CDC - Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos

Esse tipo de infecção (meningoencefalite amebiana primária) é mais comum em Estados do sul dos EUA, mas ainda assim é rara. Na Flórida, há 37 registros desde 1962. No entanto, como tem consequências potencialmente fatais, o órgão de saúde da Flórida emitiu um alerta na semana passada, no dia 3 de julho, para os moradores de Hillsborough. As informações são da BBC.

Autoridades locais recomendaram aos habitantes que evitem o contato do nariz com água encanada e de outras fontes da região. Com isso, devem evitar lagos, rios e canais, onde infecções por Naegleria fowleri são mais comuns por causa da temperatura da água nos meses mais quentes (julho, agosto e setembro).

Alta letalidade

As pessoas infectadas pela ameba apresentam sintomas como febre, náusea, vômito, rigidez na nuca e dores de cabeça. A maioria morre em até uma semana. Estima-se que 97% dos infectados morrem.

Depois de entrar no corpo pelo nariz, a ameba chega ao cérebro e ataca o tecido cerebral. Em geral, ela se alimenta de bactérias encontradas nos sedimentos de regiões alagadas.

Como prevenção, o recomendado é que se mantenha a água distante do nariz ao nadar e mergulhar em água doce, seja cobrindo o nariz com a mão, deixando-os fora da água ou usando itens para cobrir os orifícios.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: