Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Nutridicas

Nutridicas

Colunista

Gabriela Rebello

Alimentos que ajudam a saúde da tireoide

| 22/05/2020, 06:31 06:31 h | Atualizado em 28/05/2020, 13:24

Segunda-feira (25/05) é o Dia Internacional da Tireoide e vamos aproveitar para conversarmos sobre como a alimentação pode nos ajudar a manter a saúde desta importante glândula, afinal, em algum momento você já deve ter ouvido falar, por exemplo, em hipertireoidismo ou hipotireoidismo, não é mesmo?

Mas Nutri o que é isso? Como evitar? O que comer? Muita calma nessa hora! Rs.

A tireoide se encontra localizada no pescoço. Ela é quem regula órgãos importantes, como o coração e o cérebro. Além disso, interfere diretamente no crescimento, no ciclo menstrual, na fertilidade, na memória, no humor e, claro, no peso!

Quando a tireoide não vai bem desenvolvemos alguns sintomas mais frequentes, como: alteração no peso, aumento de apetite, desânimo, cansaço, irritação, ciclo menstrual desregulado, frio excessivo, lapsos de memória, pele desidratada, queda de cabelo e unhas fracas, alterações na frequência cardíaca, aumento de sensibilidade, formigamento ou dormência nas mãos.

E chamo a sua atenção, se você sabe de uma prima ou de um parente próximo com alterações na tireoide comece a pensar com mais carinho na sua, pois isso é hereditário, mas não tem que ser uma maldição, ok?

Já adianto que uma saída fácil para prevenirmos problemas com a nossa tireoide é capricharmos na alimentação associando a um estilo de vida saudável que inclui a redução do consumo do álcool e do fumo, noites de sono bem dormidas, controle do estresse e a prática de atividade física regular.

Por isso, no que diz respeito à alimentação, não deixe faltar alimentos ricos em certos nutrientes, como: iodo, zinco, selênio e ômega-3, que podem te ajudar a ficar bem distante de problemas na tireoide.

Anote na sua lista: atum, sardinha, oleaginosas, azeite, abacate, folhas verdes escuras, semente de abóbora, gema de ovo, linhaça marrom, chia, frutas vermelhas como morango, uva roxa e mirtilo, abacaxi, feijão e damasco. Chá de erva-doce, erva-cidreira e agripalma também são bons aliados.

Todos estes alimentos ajudam a equilibrar o trabalho da glândula, evitando o hipo ou hipertireoidismo de forma natural. Mas oh! Mesmo que natural, nada em excesso, ok?

Ah! Vale uma observação, muito cuidado com o consumo de sal rosa em substituição ao tradicional sal de cozinha, pois ele é pobre em iodo #ficaadica.

Porém, quem já tem um dos dois distúrbios deve ficar atento aos alimentos proibidos em cada uma das situações. No caso do hipo, deve-se evitar couves, então nada de suco verde detox, por exemplo. E no caso do hiper, nada de alimentos ricos em iodo, como as algas marinhas e as castanhas citadas acima, ok?

Resumindo: alimentação saudável sempre! Desembrulhe menos e descasque mais!

Agora que vocês já sabem em quais alimentos apostar, bora fazer a feira!

Encontro vocês semana que vem, bom final de semana!

SUGERIMOS PARA VOCÊ: