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Alimentação e sorriso
Nutridicas
Gabriela Rebello

Gabriela Rebello


Alimentação e sorriso

Quem aí não curte muito visitar o dentista dá um sorriso! Kkkkkkk. Brincadeiras à parte, quem nunca ouviu falar que “a saúde começa pela boca”?

É um chavão que, sem dúvida alguma, merece a atenção de todos, afinal de contas o que você come pode denunciar a condição da sua saúde bucal. E aproveitando que amanhã, 20 de março, é o Dia Mundial da Saúde Bucal, vamos conversar um pouquinho sobre a saúde dos dentes.

Muitos passam a maior parte do tempo preocupados com dietas e treinos para manter o corpo durinho e bonito, mas se esquecem que os dentes também precisam de cuidados e de uma boa alimentação para se manterem saudáveis, brancos e bonitos.

E não é difícil de entender. Tudo o que consumimos reflete na qualidade dos dentes, tanto para o bem quanto para o mal. Por isso, anote as dicas da Nutri:

Dietas à base de alimentos ácidos - As dietas que trazem alimentos e bebidas ácidas podem ser perigosas, pois estão relacionados à erosão dos dentes e/ou a retirada do esmalte que protege a estrutura interna dos dentes.

Frutas ácidas (limão, laranja, abacaxi, carambola) e bebidas (vinhos tinto e branco, café, água com gás e refrigerantes) podem ser perigosas se não forem consumidas de forma balanceada e acompanhadas pelo consumo de alimentos responsáveis pelo fortalecimento da estrutura dentária.

Ingira mais alimentos fibrosos - A mastigação de alimentos ricos em fibras, além de contribuir para a saúde gastrointestinal, tem a capacidade de fortalecer a musculatura da face e ainda promover a autolimpeza dos dentes. Também evitam a formação de placa bacteriana, que é causadora de cáries e gengivite. São alimentos fibrosos: brócolis, maçã, cenoura, dentre outros.

Não se esqueça da água - O consumo de água é importante para eliminar detritos, açúcares e ácidos, além de mantermos a produção de saliva e hidratação das gengivas.

Use vitaminas e dos minerais

  • Cálcio – Mineral muito importante para a construção e manutenção de dentes fortes. É encontrado no leite, queijos, iogurte, coalhada, brócolis, couve-manteiga, folhas de beterraba e peixes.
  • Vitamina A – Vegetais verde-escuros como brócolis, couve, espinafre, rúcula e almeirão são boas fontes desta vitamina, que é necessária para a manutenção do esmalte dos nossos dentes.
  • Vitamina B e ferro – Importantes para saúde das gengivas. Encontramos em feijão, lentilha, ervilha, farelo de trigo, arroz integral, além de serem boas fontes de fibras.
  • Vitamina D – Ajuda na fixação do cálcio. Existe na gema de ovo, peixes, leite e derivados.

Importante falarmos que as secretarias municipais de saúde oferecem uma série de ações em saúde bucal, voltadas para crianças e adultos. Procure a unidade básica de saúde próximo de sua residência e se informe.

Curtiram as superdicas? Lembrando que para melhores orientações de higienização e cuidados específico não deixe de procurar o seu dentista, ok? 

Até a próxima semana!

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