Ainda é obrigatório usar máscara?
Escute essa reportagem

Basta circular pelas ruas para perceber que algumas pessoas, sobretudo nos calçadões, nas praias e até em pontos turísticos, estão caminhando sem usar máscaras. Mas, afinal, o uso desse item de proteção ainda é obrigatório?
A resposta é positiva, ou seja, o uso obrigatório de máscaras está mantido em todo o Estado, mesmo com as cidades em risco baixo para o novo coronavírus (Covid-19).
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) destacou que o uso da máscara é uma das responsabilidades e deveres dos cidadãos, conforme descrito em portaria de 30 de maio.
Essa portaria define que, em qualquer um dos níveis de classificação de risco dos municípios capixabas, são imprescindíveis, entre outras responsabilidades e deveres, o uso da máscara, se for necessário sair de casa.
Até o momento, de acordo com o governo do Estado, não há previsão de multa destinada ao cidadão flagrado sem máscara andando pelas ruas.
Há previsão de multa para outros casos, a exemplo de quem for flagrado dentro de um estabelecimento comercial ou viajando nos ônibus, sem máscara. Só que o valor é aplicado aos empresários, não aos cidadãos.
À reportagem, as pessoas que foram flagradas circulando pelas ruas ontem sem usar máscara deram várias justificativas, como: “tirei só para fazer uma selfie”; “deixei no carro (ou na bolsa) só para respirar um ar puro”; “abaixei só para falar ao celular”; e ainda “só fico sem máscara quando estou do lado de quem está fazendo a quarentena”.
Brigas
O presidente do Sindicato Patronal de Condomínios Residenciais, Comerciais, Mistos e Empresas de Administração de Condomínios no Estado do Espírito Santo, Gedaias Freire da Costa, lembra que o uso de máscara também é obrigatório nos condomínios.
“Condomínio é local público. Então, eu não posso estar sem máscara nas áreas comuns, circulando e tendo contato com outros condôminos. Eu tenho que me proteger e proteger o meu vizinho. Mas muita gente não entende, porque acha que está liberado e aí começam as confusões”.
Ele disse que já houve conflitos entre moradores e até bate-boca por conta do uso das máscaras.
“Os moradores já chegaram a arrumar confusão por conta do uso das máscaras. Às vezes, um determinado morador que defende o uso não concorda com o fato de o outro não estar usando”.
- Exemplo positivo é destaque nas ruas
Nas ruas também existem exemplos de pessoas que não abrem mão do uso da máscara. É o caso do funcionário público Jorge Luiz Oliveira Silva, 37 anos, da enfermeira Ana Paula Martins, 36, e da filha do casal, Isabella Reis Silva, 12.
Quem também não deixa de usar máscara nas ruas é o casal de pedagogos Simone Rodrigues de Souza e Luciano de Souza, ambos com 44 anos. Os dois já tiveram Covid-19, mas não precisaram de internação.
Todos são unânimes em afirmar que o uso da máscara é importante para evitar que a transmissão do vírus continue em queda.
Até Isabella, que é estudante, deu um show de conscientização e amor ao próximo. “É um pouco ruim usar, mas é para o bem de todos”.
Comentários