Pecuaristas apostam em frutas para alimentar animais após alta no preço da ração
Pecuaristas já buscam alternativas após tarifa imposta pelos Estados Unidos, que terá impacto direto no custo da ração bovina
Escute essa reportagem

A recente tarifa imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros provocou impacto direto no custo da ração bovina e pecuaristas apostam em frutas.
Com a alta nos preços de insumos como milho e soja, que são a base desses produtos, pecuaristas já sentem no bolso os efeitos da medida e buscam alternativas para reduzir prejuízos.
Na localidade de São Vicente, em Anchieta, o produtor Osvaldo Benincá, de 58 anos, decidiu retomar uma prática antiga: incluir frutas na dieta do rebanho. Com 30 vacas da raça Girolando, ele conta que a mudança foi uma forma de equilibrar os custos sem comprometer a qualidade da nutrição dos animais.
“Voltamos a essa dieta que era usada há muitos anos. Hoje, o mais aconselhado sempre foi oferecer o feno acompanhado de rações de boas procedências. Mas como as rações aumentaram de preço, incluímos as frutas. Tudo com acompanhamento de especialistas”, explica.
Além de acessíveis, frutas como mamão, banana, melancia e abacate são fontes naturais de energia, fibras e vitaminas, contribuindo para a saúde do gado e mantendo a produtividade em níveis satisfatórios.
A estratégia, segundo técnicos, pode ser viável quando aplicada com equilíbrio nutricional e acompanhamento profissional, evitando prejuízos à produção de leite e ao bem-estar dos animais.
O médico veterinário Leone Bull, presidente da Coopbenevente, ressalta que a prática pode ser positiva, desde que adotada com responsabilidade.
“A inclusão de frutas é uma alternativa válida diante do cenário atual, mas deve ser feita com critério. Cada rebanho tem necessidades específicas, e o acompanhamento técnico é fundamental para garantir a eficiência da alimentação sem comprometer a saúde do animal”, afirma.
No entanto, Leone Bull alerta que frutas muito ricas em açúcar, como a manga, podem causar problemas digestivos nos bovinos. Ele ressalta ainda que frutas como melancia e castanha de caju são opções seguras e nutritivas para complementar a dieta do gado.
Saiba mais
Utilização de frutas na alimentação do gado
Frutas podem ser usadas na alimentação do gado, tanto frutas inteiras como seus subprodutos, como cascas e bagaço.
Elas podem ser uma fonte adicional de nutrientes, especialmente em regiões onde a pastagem é escassa ou durante a seca, como alternativa ou suplemento à alimentação tradicional.
Frutas indicadas
Mamão
Banana
Melancia
Castanha de caju
Frutas que devem ser evitadas ou usadas com cautela
As muito ácidas ou ricas em açúcares em geral devem ser moderadas para evitar problemas digestivos.
Fonte: Incaper.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários