Brasil exporta carne de rãs, jacaré e até de jumento
Dentre os animais "não convencionais", jacaré é o mais abatido
Escute essa reportagem

O abate de carnes no Brasil para consumo interno e externo vai muito além do boi. Segundo informações disponíveis no site do Ministério da Agricultura e Pecuária, o Brasil abateu, no ano passado, rãs, jacarés e até equinos, como cavalos e jumentos.
O animal mais abatido dentre os “não convencionais” foi o jacaré, cuja criação está ganhando força no Mato Grosso do Sul.
O veterinário especializado em animais silvestres e exóticos, Eduardo Lázaro relata que chegou a ser responsável técnico por criadouros de jacarés no Espírito Santo, mas que a criação no foi para frente por conta da burocracia. “No Mato Grosso do Sul há um incentivo maior. Um dos produtores de lá exporta o couro para a Ferrari”.
Já quanto às rãs, há criadores no Estado, como Antônio Henrique Binotti, dono do Ranário Binoti em Jerônimo Monteiro. Desde 1999 trabalhando com a produção de café e com a atividade leiteira, ele apostou na ranicultura para aumentar a renda da família.
“Estamos reduzindo as atividades do ranário por falta de equipe, mas no auge, estávamos vendendo a carne de rã por R$ 60 o quilo e em média chegávamos a produzir 600 kg por ano”.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários