Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Adiar ou não as eleições?

| 22/03/2020, 09:49 09:49 h | Atualizado em 22/03/2020, 09:52

As eleições municipais são as mais próximas e esperadas das comunidades. Envolvem paixão, muita sola de sapato, apertos de mão, abraços e fotos em feiras livres. Por mais que as campanhas digitais estejam crescendo, não se pode ignorar o corpo a corpo na luta por vaga às câmaras de vereadores.

E são justamente essas peculiaridades que estão preocupando boa parte dos políticos. Como fazer campanha e eleição em meio a uma pandemia de coronavírus? Por mais que a eleição seja em outubro – técnicos da saúde apontam que em setembro, a crise estará sob controle – o calendário eleitoral continua correndo e dia 4 é o prazo final para as filiações.

“O dinheiro agora é para se contratar médicos, comprar máscaras. Não se pode pensar em fazer eleição em outubro”, disse a senadora Rose de Freitas. O deputado Evair de Melo faz coro: “Nossos esforços devem ser para salvar vidas”.

Olho nos próximos dias

Boa parte da bancada federal capixaba – Josias da Vitória, Fabiano Contarato, Ted Conti, Amaro Neto, Soraya Manato – defende que se aguarde e se acompanhe o desenrolar da pandemia para debater sobre o tema. Já o senador Marcos Do Val e o deputado Felipe Rigoni são contra o adiamento, defendem que se faça de tudo para não adiar as votações.

Uma PEC resolve

Para o advogado eleitoral Marcelo Nunes, para mudar a data da eleição, os parlamentares devem apresentar e aprovar uma PEC – já que precisa mexer no texto da Constituição – flexibilizando a data de todos os prazos do processo eleitoral. A PEC precisa de aprovação qualificada, 3/5 ou 60% da Câmara e do Senado. Pode ser votada a qualquer tempo.

Esperança nas janelas

Cristãos estão se mobilizando por meio de redes sociais para passar um pouco mais de esperança aos confinados em casa por conta da pandemia de coronavírus. Sem poder frequentar igrejas, no sábado (21), muitos foram às janelas, às 19h30, para cantar o hino “Porque Ele vive, posso crer no amanhã”.

Mudança de ares e redutos

O ex-vereador de Vitória Devanir Ferreira continua com seu domicílio eleitoral na capital, mas, na eleição de 2020 não deve disputar pelo município.

Secretário do Meio Ambiente de Viana, a aposta para Devanir é que ele seja candidato a vereador de Vila Velha, embora, quando questionado tenha dito que existem conversas para a disputa em Cariacica. “Estou à disposição do partido”, disse ele.

Fórum Evangelho e Justiça orienta igrejas

Em nota, o Fórum Evangelho e Justiça, composto por diversas lideranças evangélicas do Estado, orientou as igrejas sobre a atuação durante a pandemia de coronavírus. “Sem qualquer prejuízo para a preservação do direito constitucional de liberdade de culto, por entendermos a gravidade do momento, exortamos as igrejas a não realizarem os cultos públicos no templo, transferindo-os para o ambiente do lar, e a evitarem todas as atividades presenciais”.

GALERIA

Corpo e espírito

O governador limitou as celebrações religiosas em até 50 pessoas. Questionado sobre o motivo de não ter determinado o fechamento total das igrejas, Casagrande ponderou que, assim como o atendimento médico, o atendimento espiritual também é importante durante a crise.

Fazer o quê?

Questionado se permaneceria no PSL após as recentes mudanças no comando da sigla, o deputado estadual Danilo Bahiense foi direto e reto: “Infelizmente continuo”.

Ou vai ou racha

O presidente estadual do PSL-ES, deputado Alexandre Quintino, colocou o ex-presidente Amarildo Lovato para ser seu vice-presidente. Mas há burburinhos de que Amarildo, depois que foi rifado da presidência, poderia migrar para o PDT.

Vai com os que ficam

O vereador da Serra Geraldinho PC deve permanecer no PDT e, segundo bastidores, com o apoio de Vidigal.
 

SUGERIMOS PARA VOCÊ: