X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

ATENÇÃO

Para sua segurança, a partir do dia 24/06, o acesso ao portal TRIBUNA ONLINE, ao CLUBE DE VANTAGENS e ao APP A TRIBUNA DIGITAL será feito usando o seu e-mail como login e o seu CPF ou CNPJ como senha. Dúvidas: Whatsapp para 27 99583-2597 ou ligue pelo 27 3323-6333.

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ESPECIAIS Carnaval 2025 São João 2025
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • COLUNAS
  • CIDADES
  • TRÂNSITO
  • POLÍCIA
  • POLÍTICA
  • ECONOMIA
  • ESPORTES
  • ESPORTE PERNAMBUCANO
  • TABELA DO BRASILEIRÃO
  • TEMPO E TEMPERATURA
  • ENTRETENIMENTO
  • BRASIL
  • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
  • BOMBOU NA REDE
  • HORÓSCOPO
  • LOTERIAS
  • INTERNACIONAL
  • ENTRETENIMENTO
  • FAMOSOS
  • FILMES E SÉRIES
  • MÚSICA
  • TELEVISÃO
  • RÁDIO TRIBUNA FM
  • TV TRIBUNA JT1 JT2 BRASIL URGENTE JOGO ABERTO BEM VOCÊ O melhor no nordeste Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO
  • INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial fale conosco Política de privacidade
  • PUBLICIDADE LEGAL
Logo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ES PE
Olá,
Sair
Search
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 27°C RECIFE
  • COLUNAS
  • Programação
  • Trânsito Agora
  • Publicidade Legal
  • logo do clube de vantagens
  • Tribuna FM 107,9
    img img
Link copiado!
ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • NOTÍCIAS
  • COLUNISTAS AutoMotor EU E ELAS DR. JOÃO RESPONDE GILMAR FERREIRA FALANDO DE DIREITO NUTRIDICAS JOSÉ ANTÔNIO MARTINUZZO MUNDO DIGITAL PAPO DE FAMÍLIA NEGÓCIO RURAL OLHARES COTIDIANOS PEDRO VALLS FEU ROSA PLENÁRIO SOCIAL, POR THAMA BOLDRINI OPINIÃO ECONÔMICA OPINIÃO INTERNACIONAL TRIBUNA LIVRE
  • Cidades Saúde Educação Esportes ESPORTE CAPIXABA COPA DO MUNDO DE CLUBES TABELA DO BRASILEIRÃO Turismo Polícia Economia Política Entretenimento FAMOSOS RECEITAS NA REDE Bombou na rede Horóscopo do Dia Loterias Brasil CIÊNCIA E TECNOLOGIA Internacional
  • PROJETOS ENTRE PRATOS & VINHOS CAÇADORES DE DESTINOS CUIDE-SE BEM A TRIBUNA NAS ESCOLAS Negócio Rural 150 ANOS MIGRAÇÃO ITALIANA Prêmio Artesanato TRIBUNA OPEN DE BEACH TENNIS Corrida Tribuna Ruas Da Cidade
  • TV TRIBUNA Fique por Dentro TN1 TN 2 Minuto TN Tribuna Manhã Brasil Urgente ES Negócio Rural CAÇADORES DE DESTINOS Circulando Entre Pratos & Vinhos EU E ELAS MAIS DESIGN VIVA MAIS SUPERAÇÃO VOCÊ COM VANESSA COSLOP
  • RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
  • A TRIBUNA DIGITAL Capa do Dia Versão Digital Cadernos especiais Edições anteriores CENTRAL DO ASSINANTE Enem 2024
  • PODCASTS
  • ASSINE A TRIBUNA
  • PROMOÇÕES
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • CONTEÚDO ESPECIAL
  • INSTITUCIONAL Equipe multimídia Comercial fale conosco Política de privacidade
Logo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna

Login

User
ES PE
Olá,
Sair
Search
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 22°C VITÓRIA
  • TV Tribuna
  • PODCASTS
  • A Tribuna Digital
  • CLUBE
  • Trânsito
  • Publicidade legal
  • logo do clube de vantagens
  • icon
    Tribuna FM Vitória 99,1
    img img
    Tribuna FM Cachoeiro 99,9
    img img
    Legal FM 99,5
    img img
    icon
Link copiado!

Cidades

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

Onda de gripe e sinusite confunde pacientes e lota os consultórios

foto autor
22/06/2021 - 17:49

Ouvir

Escute essa reportagem

Com as temperaturas em queda, casacos são tirados do armário, cardápios do inverno fazem sucesso, assim como os tradicionais passeios em lugares onde o frio se faz mais intenso. Porém, a estação mais gelada do ano também provoca doenças.

No Estado, uma onda de gripe, resfriado e sinusite confunde pacientes, especialmente em tempos de pandemia da Covid-19. Em busca de um diagnóstico, eles estão lotando consultórios médicos e prontos-socorros.

O otorrinolaringologista Bruno Caliman percebe que o frio já provoca um aumento nas consultas em 30%, se comparado a outras estações do ano. Essa corrida, segundo ele, começou antes do início do inverno oficial, que foi na segunda (21)

Ele explica que o aumento da manifestação dessas doenças nesta época do ano se deve às diferenças na umidade do ar, ressecando as mucosas das vias respiratórias.

Bruno Caliman diz que as pessoas devem se atentar para alguns sinais da Covid-19 e não confundir: falta de ar, febre e calafrio.

Se os sintomas persistirem por mais de três dias, ele orienta que a pessoa procure ajuda médica. A exceção é quando há da falta de ar, cuja avaliação deve ser imediata.

Imagem ilustrativa da imagem Onda de gripe e sinusite confunde pacientes e lota os consultórios
O otorrinolaringologista Bruno Caliman diz que o frio já provocou um aumento de 30% nas consultas |  Foto: Antonio Moreira/AT

A pneumologista Jéssica Polese também destaca que, sempre que há mudança de temperatura, o sistema imune tende a permitir infecções virais, inclusive o SarS-Cov2 (Covid-19).

Segundo ela, já existe um aumento da demanda nos consultórios, especialmente pacientes com resfriados, sinusite e alergias.

“Além das infecções virais, também existem doenças alérgicas e complicações das doenças virais, como sinusites e pneumonia bacteriana, asma e exacerbação de DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica). De uma maneira geral, os pacientes procuram mais os serviços de saúde”, disse.

Também confirmando o aumento por atendimento nesta época do ano, a pneumologista Ciléa Victoria Martins reforça que as similaridades das doenças dificultam o diagnóstico sem exames.

“São doenças com sintomas semelhantes aos da Covid. Por isso, em caso de sensação da falta de ar, tosse, às vezes, com a presença de uma secreção mais espessa, é preciso fazer realmente a avaliação”.


Tire as dúvidas


1 - Quais são as principais doenças de inverno?

  • Resfriados, gripes, sinusite, rinite alérgica, pneunomia, asma e otite, exemplificou o otorrinolaringologista Bruno Caliman.

  • Devido ao tempo mais seco e às baixas temperaturas, os casos de infecção pela Covid-19 também tendem a aumentar, segundo médicos.

2 - Crianças e idosos são os mais prejudicados nesta época?

  • As pessoas que mais sofrem são as crianças e os idosos, por terem o sistema imune mais fragilizado, mas a pneumologista Ciléa Victoria Martins alerta que qualquer pessoa pode estar suscetível, sobretudo os pacientes que já têm doenças respiratórias, especialmente com as mudanças de temperatura nesta época do ano.

3 - Qual a diferença entre gripe e resfriado?

  • As gripes são infecções das vias respiratórias superiores, como nariz e garganta, causadas por vírus do tipo influenza, e provocam sintomas como febre de cerca de 37,8 ºC, secreção nasal, coriza, dor de garganta e dor nos músculos e articulações, que dura cerca de 5 a 7 dias.

  • Os resfriados são o mesmo tipo de infecção, porém, de forma mais branda, causada por vírus como adenovírus, rinovírus e vírus sincicial respiratório. Provocam sintomas como coriza, espirros, dor de garganta e conjuntivite, que duram, em média, de 3 a 5 dias.

4 - Como diferenciar os sintomas da gripe, resfriado e Covid-19?

  • Os sintomas são extremamente parecidos em muitos casos, como observa o otorrinolaringologista Bruno Caliman.

  • Mas, normalmente, o resfriado é mais brando e raramente vem acompanhado de febre alta. Já a gripe e a Covid-19 podem apresentar sintomas muito semelhantes como febre alta, tosse e sensação de cansaço.

  • No entanto, o grande diferencial da Covid-19 é a falta de ar ou o cansaço excessivo, que nem sempre ocorre em quadros gripais, como destaca a pneumologista Jéssica Polese.

5 - Vacina contra Covid-19 ajuda a prevenir outras gripes?

  • Não. O otorrinolaringologista Bruno Caliman esclarece a dúvida: “Existe a vacina da gripe, que previne as formas graves da doença, e existe a vacina para Covid, que é específica para o novo coronavírus. São coisas distintas”.

6 - Por que a vacina anual da influenza não evita gripe?

  • Quem explica é o otorrinolaringologista Bruno Caliman: “A vacina da gripe previne as formas graves da doença, como H1N1, H3N2. São os vírus mais perigosos da gripe, que podem levar à internação e até evoluir para óbito, conforme a gravidade” .

7 - Qual é o momento de ir para o hospital ou consultório após apresentar os sintomas das doenças de inverno?

  • Se tiver falta de ar, a orientação de médicos é procurar um pronto-socorro o quanto antes.

  • A pneumologista Jéssica Polese também diz que, em caso de febre alta por mais de três dias ou muita secreção, é aconselhável procurar atendimento médico, seja um especialista ou um pronto-socorro.

8 - Quem tiver um sintoma apenas, que persistir, mas não teve febre, perda de paladar ou olfato, deve fazer o teste Covid?

  • O direcionamento do otorrinolaringologista Bruno Caliman para situações como essa é que o paciente faça o teste para saber se está ou não com Covid. “Os sintomas são totalmente parecidos, então quatro dias após o início dos sintomas, faça o exame”.

  • Ele orienta ainda que, ao sinal de sintomas, a pessoa deve evitar aglomeração, não abrir mão do uso de máscara e seguir todos os protocolos para não colocar em risco a vida de terceiros.

9 - Há algo a ser feito para evitar ficar doente nesta época?

  • A pneumologista Ciléa Victoria Martins diz que é importante que as pessoas que já têm rinite alérgica ou asma, por exemplo, continuem com acompanhamento médico durante o ano e não abandonem o tratamento.

  • “Faça uso dos antialérgicos, lave bastante a narina, se hidrate o máximo que puder, procure ter uma alimentação sadia, coma frutas e hortaliças, e procure médicos nestas fases para evitar que as baixas temperaturas provoquem quadros de infecções, inclusive bacterianas”, sugeriu Ciléa.

  • O otorrinolaringologista Bruno Caliman completa dizendo que as pessoas devem evitar aglomerações e manter os hábitos de lavar as mãos e beber bastante água.

Fonte: Médicos entrevistados.

Receba notícias pelo Telegram Receba notícias pelo Telegram
Receba notícias pelo Whatsapp Receba notícias pelo Whatsapp
google-news-icone

Siga-nos no Google Notícias

Siga-nos no Google Notícias

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

NOTÍCIAS

Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba COPA DO MUNDO DE CLUBES Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIOS

Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM

TV TRIBUNA

Fique por Dentro TN 1 TN 2 Minuto TN Tribuna Manhã Brasil Urgente ES Caçadores de Destinos Circulando Entre Pratos & Vinhos Eu e Elas Negócio Rural Viva Mais Mais Design Você Com Vanessa Coslop Superação

JORNAL A TRIBUNA

Assine Versão digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante Enem 2024

COLUNAS

Cláudio Humberto Coluna do Estadão Doutor João Responde Gilmar Ferreira Martha Medeiros Painel da Folha de São Paulo Papo de Família Sexo & Saúde Tribuna Livre Mundo Digital Fonte Grande Nutridicas Plenário Economia ES AUTOMOTOR EU E ELAS

PROMOÇÕES

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

CONTEÚDO ESPECIAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
NOTÍCIAS Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba COPA DO MUNDO DE CLUBES Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
TV TRIBUNA Fique por Dentro TN 1 TN 2 Minuto TN Tribuna Manhã Brasil Urgente ES Caçadores de Destinos Circulando Entre Pratos & Vinhos Eu e Elas Negócio Rural Viva Mais Mais Design Você Com Vanessa Coslop Superação
JORNAL A TRIBUNA Assine Versão digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante Enem 2024
COLUNAS Cláudio Humberto Coluna do Estadão Doutor João Responde Gilmar Ferreira Martha Medeiros Painel da Folha de São Paulo Papo de Família Sexo & Saúde Tribuna Livre Mundo Digital Fonte Grande Nutridicas Plenário Economia ES AUTOMOTOR EU E ELAS
Promoções
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
Conteúdo Especial

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

27 99880-1942

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

Rua Joaquim Plácido da Silva, 225, Ilha de Santa Maria, CEP 29051.900, Vitória-ES.

Nassau Editora de Rádio e TV Ltda - Em Recuperação Judicial

CNPJ: 27.065.150/0001-30

User

CONTATO

Telefone Geral: (27) 3331-9000

Assinaturas A Tribuna:(27) 3323-6333

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logos Rede Tribuna Logos Rede Tribuna

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

PERNAMBUCO

COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2025

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIO TRIBUNA FM

TV TRIBUNA

JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
PERNAMBUCO COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2025
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIO TRIBUNA FM
TV TRIBUNA JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

81 7307-1315

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

NASSAU EDITORA, RÁDIO E TELEVISÃO LTDA.
27.065.150/0011-01

Sitio Bela Vista, s/n - Ouro Preto - Olinda - PE

User

CONTATO

(81) 2011-0088

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logo Rede Tribuna Logo Cachoeiro TribunaFM Logo Jornal a Tribuna Logo Vitoria TribunaFM