Reincidente
Folha de São Paulo
Siga o Tribuna Online no Google
A presença de Eduardo Pazuello sem máscara no passeio de moto de Jair Bolsonaro no Rio servirá de munição para os senadores em um provável novo depoimento na CPI da Covid.
Omar Aziz (PSD-AM), presidente da comissão, diz querer saber a versão do ex-ministro desta vez. Em seu primeiro depoimento, o general se desculpou por ter sido fotografado sem proteção em um shopping.
“O que vai dizer agora, qual será a versão dele para estar sem máscara no palanque?”, perguntou Aziz.
Ansioso
O vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), diz que Pazuello se autoindiciou, ontem, e aguarda o depoimento do ministro “mais que o vigia pela aurora”. “É o primeiro caso em uma CPI no qual a pessoa se indicia. O que ele fez hoje é crime contra a saúde, contra regras de conduta do Exército, contra autoridade judicial”, diz Randolfe.
Não colou
Aziz ironizou a cena. “Eu não vi nenhuma loja ali para ele comprar máscara”, diz o presidente da CPI, em referência à justificativa dada pelo ex-ministro da Saúde na primeira vez.
Triste
O senador e médico Otto Alencar (PSD-BA) diz não se animar com nova convocação, por causa do habeas corpus que o STF deu ao general. “Não adianta, a gente aperta, e o STF afrouxa.”
Pode isso, Arnaldo?
O diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem, classificou como memorável o passeio de moto Bolsonaro.
VAR
O chefe do serviço de inteligência do País postou um vídeo com imagens do evento. Ele aparece em dois trechos: em um cumprimentando Bolsonaro e no outro Tarcísio de Freitas (Infraestrutura).
Falso ou...
Depois de dizer ao Painel que o governador Wilson Lima (PSC-AM) foi o responsável pela crise de abastecimento de oxigênio em Manaus, o ex-secretário da saúde do Amazonas disse ter mentido na entrevista.
...Verdadeiro
João Paulo Marques recebeu a reportagem em um escritório de advocacia em Brasília. Na ocasião, afirmou que havia um escândalo de corrupção na contratações de câmaras frigoríficas para armazenar os corpos de mortos pela doença. Ele não apresentou provas.
Explique-se
Marques foi convocado para depor pela CPI. Ainda não há data marcada.
Casa...
A 12ª Vara Federal em Brasília é o destino do processo em que o ex-presidente Lula foi condenado a 17 anos e 1 mês de prisão por ter aceitado obras no sítio que frequentava em Atibaia (SP) realizadas pela OAS e Odebrecht. O envio foi decidido pelo Supremo Tribunal Federal, que entendeu a 13ª Vara de Curitiba como incompetente para julgar o caso.
...Nova
Dois juízes poderão assumir o processo: o titular, Marcus Vinicius Reis Bastos, ou a substituta, a Pollyanna Kelly Maciel Medeiros Martins Alves. Os dois são considerados garantistas e têm dado decisões contrárias à Lava a Jato.
DNA
Em janeiro, Reis Bastos anulou provas de uma investigação contra o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega após o STF, como no processo de Lula, entender que a Justiça do Paraná era incompetente julgar o caso. Ele também absolveu recentemente o ex-presidente Michel Temer no chamado “quadrilhão do MDB”.
Nova direção
O ministro Kassio Nunes Marques vai ser o próximo presidente da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal. Ele, que vai suceder Gilmar Mendes, assumirá na volta do recesso, na primeira sessão do segundo semestre, em agosto.
Função
O presidente da turma é responsável por agendar os julgamentos.
Como?
A Federação Nacional dos Policiais Federais divulgou uma nota no sábado em que afirma desconhecer o documento revelado pelo Painel sobre a proposta do diretor-geral da PF, Paulo Maiurino, de supervisionar investigações e afirma causar estranheza imaginar como isso se daria na prática.
Sem chance
Segundo o texto divulgado pela entidade, o controle do conteúdo das apurações “jamais pode ser feito” antes de sua finalização. A ADPF, associação de delegados, não se manifestou.
Tiroteio
“Eles sabem que não vai passar. Eles, que não dão importância à vacina, estão querendo criar uma 'vacina'.” De Paulo Pimenta (PT-RS), deputado, sobre a movimentação de bolsonaristas para, segundo ele, justificar uma derrota eleitoral em 2022.
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Painel,por Folha de São Paulo