Abril violento para as mulheres
Abril foi o mês mais violento do ano para as mulheres. Durante os 30 dias foram registrados 11 assassinatos, 57,1% a mais do que o registrado em março (7) e um crescimento de 266,6% em comparação a abril do ano passado, com 3 crimes.
A Grande Vitória puxou esse índice e vem numa crescente. Em janeiro, duas mulheres foram assassinadas. Em fevereiro, subiu para três. Em março foram quatro e abril, seis.
No acumulado de 2021, se comparado ao mesmo período de 2020, houve queda. No 1º quadrimestre deste ano, 32 mulheres foram assassinadas, contra 34 do ano passado (menos 5,9%). Mas o número de feminicídios – quando a mulher é morta por questão de gênero, normalmente pelo companheiro ou ex-marido – aumentou. Já são 11 casos nesse ano, contra 10 do ano passado (+10%). O índice de abril é alarmante: foram quatro feminicídios no mês passado contra nenhum em abril de 2020.
Cariacica na frente
No ano, a Grande Vitória concentrou quase a metade dos 32 assassinatos de mulheres no Estado (15), sendo que Cariacica assume a liderança, com 6 crimes. A região Norte, vem em 2º lugar, com 7 mortes, seguida da região Noroeste (5), do Sul do Estado (3) e da região Serrana (2). Já 59 municípios não registraram nenhum assassinato de mulheres.
Tráfico na mira
As polícias Civil e Militar, a Secretaria de Segurança de Vitória, o Ministério Público e igrejas foram convidadas pelo deputado Danilo Bahiense, presidente da Comissão de Proteção à Criança e Política Sobre Drogas, para debater, na quarta-feira, o combate ao tráfico de drogas na capital, principalmente em Andorinhas. Objetivo é unir esforços.
Teve alta, ontem, a última paciente de outro estado internada no hospital Jayme para tratamento da Covid. “O tratamento aqui salvou minha vida”, disse Ivanir de Almeida, 70 anos. Ao todo, o Estado recebeu 81 pacientes de três estados, sendo que 53 tiveram altas hospitalares, mas 28 morreram.
Pé na estrada
O governador Renato Casagrande anunciou aos deputados aliados que retomou as agendas no interior (ordens de serviço, anúncio de obras, entrega de equipamentos, etc...), frisando que vai seguir os protocolos sanitários.
Na manhã de ontem, esteve em Guaçuí entregando 17 viaturas, uma rodovia e assinando ordem de serviço para a reforma de uma companhia da PM. À tarde esteve em Ibitirama, para outras agendas. Lideranças acompanharam.
“PSD tem convite permanente a PH”, diz Kassab
O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, arreganhou as portas do partido para a entrada do ex-governador Paulo Hartung, após aliados cotarem PH ao Senado. “Ele é uma referência na vida pública em eficiência e seriedade. Qualquer partido quer tê-lo como filiado. Temos convite permanente para ele se filiar e ficamos na torcida para que ele escolha o partido. O PSD, desde a sua formação (há 10 anos) sempre contou com a solidariedade de Hartung”.
Neucimar que resolva...
Questionado como ficaria o partido no Estado com uma possível entrada de Paulo Hartung – tendo em vista que o PSD é parte da base aliada do governador Casagrande –, Kassab disse que as questões locais só serão decididas no ano que vem.
Erick vai ao MPF
O presidente da Assembleia, Erick Musso, representou contra a Eco101 no MPF. Pede a apuração de supostos descumprimentos contratuais da concessionária e a suspensão da instalação de 46 radares na BR-101.
Promessa é dívida
O deputado Bruno Lamas prometeu indicar recursos pra compra de equipamentos do centro cirúrgico da Santa Casa de Misericórdia de Guaçuí.
Mutirão da vacina
Antigamente, o “mutirão da vacinação” era para aplicar as vacinas. Hoje é para agendar a vacinação online. Quem não contar com a força-tarefa da familiares e amigos, dificilmente consegue marcar horário.