Escolas devem voltar com aulas presenciais em maio
Escute essa reportagem

As aulas presenciais devem retornar ao longo do mês de maio, de acordo com o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes. A informação foi anunciada em coletiva de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), na tarde desta segunda-feira (26).
Segundo Nésio, a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com a Covid-19 deve ficar abaixo de 80%, no mês de maio, fazendo com que a ampla maioria dos municípios capixabas fique no nível moderado no Mapa de Gestão de Risco, que é baseado nas taxas de ocupação de leitos para Covid.
Com isso, várias medidas passam a ser flexibilizadas nessas cidades, inclusive aulas presenciais nas escolas municipais e da rede estadual.
Vacinação de professores
Neste domingo (25), a Secretaria de Estado da Educação divulgou a relação dos primeiros professores e auxiliares, com idade entre 50 e 59 anos, que serão vacinados contra a Covid-19 a partir desta segunda (26).
Apesar do processo de imunização desses profissionais iniciar nesta semana, durante a coletiva de imprensa nesta segunda (26), Nésio deixou claro que o que está impedindo a volta às aulas presenciais é a taxa de ocupação de leitos para Covid, que interfere na determinação de risco das cidades no Mapa de Gestão de Risco.
O secretário ainda reforçou que a a vacinação dos profissionais da educação não vai interferir na imunização dos grupos de risco, uma vez que vão ser utilizadas doses reserva da vacina de Oxford/AstraZeneca, produzida pelo Instituto Fiocruz.
Comentários