Caixa d'água corre risco de desabar e 50 famílias são obrigadas a sair de prédio na Serra
Escute essa reportagem

Cerca de 50 famílias do Condomínio Cancun Top Life, no bairro São Diogo II, na Serra, tiveram que deixar seus apartamentos na manhã desta terça-feira (16). De acordo com moradores, a caixa d’água do local apresenta uma anomalia e tem se inclinado na direção de um dos blocos que formam o empreendimento.
A empresária Nayara Arêda é uma das moradoras do bloco 5, onde os moradores precisaram deixar os apartamentos. De acordo com ela, na segunda-feira (15), os moradores começaram a relatar que sentiram um gosto estranho na água e esse gosto ficou mais forte nesta terça.
Nayara contou que os moradores notaram que um amassado apareceu na caixa d’água do prédio.
“O síndico pediu para todos os moradores abrirem as torneiras dos apartamentos para diminuir essa água e ver se diminui o peso. Tem uma equipe contratada pelo condomínio para fazer manutenção da caixa d’água que está aqui analisando. Há pouco tempo, ela passou por manutenção. Faz cerca de três meses”, disse a empresária.
O síndico do local, Luiz Cláudio Almeida, informou que o condomínio foi entregue em 2015, pela construtora MRV, e que já foram abertos chamados com a construtora responsável pelo empreendimento por conta de problemas na caixa d’água.
“Estamos diminuindo o nível da água na parte superior, onde está amassando, para deixar a água onde estava antes. É para diminuir o peso em cima do amassado”, explicou ele sobre a ação de abrir as torneiras dos apartamentos.
Luiz Cláudio informou que acionou o Corpo de Bombeiros para ir ao local. Em nota, a corporação informou que essa ocorrência fica a cargo da Defesa Civil Municipal.
Os técnicos da Defesa Civil da Serra estão no local para atender a ocorrência.
Além do bloco 5, a caixa d’água está voltada para a área de lazer do empreendimento e para dois blocos de um condomínio vizinho. “Entrei em contato com a síndica do condomínio vizinho e pedi para também evacuar os moradores desses dois blocos”, revelou ele.
O que diz a construtora
A MRV informou em nota, que a manutenção que estava sendo realizada no castelo d’agua do empreendimento foi contratada pelo condomínio e não foi realizada pela construtora.
"O empreendimento foi entregue há cinco anos e que neste período não houve acionamentos de assistência técnica pelo condomínio sobre a estrutura do castelo de água. De qualquer forma, a equipe de engenharia da empresa já está no local e já fez contato com o fabricante do castelo e com um perito neste tipo de equipamento para orientar o condomínio quanto aos possíveis reparos".
Tragédia matou trabalhador em Cariacica
No final do ano passado, duas caixas d’água desabaram em um condomínio localizado em Padre Gabriel, Cariacica. Um trabalhador, que fazia a manutenção dos recipientes, morreu na ocasião.
As caixas d’aguas tinham cerca de 15 metros de altura e desabaram em uma diferença de 20 minutos de uma para outra dentro do condomínio do programa “Minha Casa, Minha Vida”, do governo federal.
Comentários