Sem chance
Folha de São Paulo
Siga o Tribuna Online no Google
Interessados em comprar vacinas contra a Covid-19 direto da fonte, governadores ouviram do representante do governo chinês no Brasil, ontem, que só podem adquirir Coronavac do Butantan e, portanto, as negociações devem ser intermediadas pela gestão Doria (PSDB).
A alternativa oferecida foi a concorrente fabricada pelo Sinopharm. Governadores veem na vacinação por conta própria a chance de acelerar a imunização de grupos estratégicos para a retomada das atividades.
Agenda
Os governadores voltarão a pressionar Eduardo Pazuello (Saúde) na próxima semana para que sejam autorizados a comprar vacinas.
Regra
Pelo que foi informado pela China, o Butantan tem um contrato para produzir a Coronavac com matéria-prima importada nas primeiras 100 milhões de doses. Depois disso, o laboratório poderá produzir o próprio IFA (insumo farmacêutico ativo), mas seguirá com exclusividade da comercialização no Brasil.
Atalho
Medida provisória aprovada no Senado na útima quinta reconhece a agência reguladora chinesa como uma das referências para o uso emergencial de imunizantes, o que abriria caminho para a Sinopharm no Brasil.
Aberto
Como ainda não fechou contrato de venda ao governo brasileiro, o laboratório chinês estaria apto a negociar com os estados, segundo Wellington Dias (PT-PI). O texto ainda depende de sanção de Jair Bolsonaro.
Senta lá
Secretários de Saúde cobram de Pazuello que acelere a liberação de recursos para estados para combate à Covid. Com a terceira onda, eles fizeram novo pedido, mas até agora o dinheiro não foi destravado.
Tem que manter
Mesmo na oposição, Renan Calheiros (MDB-AL) tem dito a senadores que não vê chance de impeachment de Bolsonaro no horizonte. Sua leitura, porém, é a de que o ano será difícil para o Presidente, com a economia muito debilitada pela pandemia e sem atuação a contento de Paulo Guedes.
Fica
O Republicanos mantinha, na noite de ontem, a intenção de indicar o deputado baiano João Roma para o Ministério da Cidadania. No entanto, escalou como alternativa o também baiano Márcio Marinho para a vaga. Segundo membros do Centrão, essa foi a única cadeira negociada na eleição da Câmara.
Afasta de mim
Sobre as repercussões das declarações que deu sobre a relação que terá com Bolsonaro e articulações de 2022, ACM Neto, presidente do DEM, afirma que são falsas as impressões de aproximação do seu partido com o governo.
Neutro
“Se os fatos dos últimos dias podem ter gerado falsa impressão de aproximação do DEM com o governo, que isso seja imediatamente desfeito”, afirma ao Painel. “O DEM manterá sua posição que foi definida no final de 2018 que é de absoluta independência em relação ao governo”, completa.
Checagem
Diante do grande volume de dados e memes que recebe todos os dias em seu celular pessoal, Bolsonaro adotou método próprio de checagem sobre a veracidade das informações. Ele tem repassado as mensagens para a equipe de ministros e perguntado se é verdade ou mentira.
Renda Extra
O hábito tem levado integrantes da Esplanada dos Ministérios a brincar que, caso sejam demitidos, já podem ganhar dinheiro abrindo uma agência de checagem de informação.
Fake News
Desde o início do seu mandato, em mais de uma oportunidade, Bolsonaro publicou algumas vezes nas redes sociais informações inverídicas recebidas pelo celular.
Máximo
A gestão do prefeito Bruno Covas (PSDB-SP) diz que manterá o limite de 35% dos alunos nas salas de aula para todas as escolas de São Paulo, tanto públicas quanto privadas. Decreto do governo João Doria (PSDB-SP) autoriza até 70% quando as cidades estão na fase amarela, como é o caso da capital.
Empurrão
A prefeitura diz que não cederá a lobby e que a decisão deve ser sempre da área da Saúde. A administração municipal tem sido pressionada principalmente por representantes das instituições particulares.
Tiroteio
“Seu interesse na manutenção da injusta condenação de Lula é mais uma prova cabal e constrangedora de sua suspeição”
Do advogado Marco Aurélio Carvalho, do grupo Prerrogativas, sobre as mensagens entre procuradores da operação Lava a Jato e o ex-juiz.
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Painel,por Folha de São Paulo