Lixo amontoado em avenida
Redação jornal A Tribuna
“Os contentores para depósito de lixo na pracinha e na avenida Expedito Garcia, retirados para reforma da via, não foram recolocados após a conclusão da obra. Em razão disso, todo o lixo da região está sendo depositado no chão causando transtornos para moradores e comerciantes da região”, denuncia a supervisora de loja Carolina Breda Gonçalves, que reside e trabalha em Campo Grande, Cariacica.
A moradora relata ainda que os coletores foram retirados pela empresa que executou a obra e os moradores e comerciantes acreditavam que eles seriam reinstalados com o fim dos trabalhos.
“Mas, isso não aconteceu. Tentei fazer contato com a administração para saber quando os coletores de lixo serão repostos, mas não obtive êxito. Então, recorro a esta coluna em busca de uma solução para o problema”
Carolina disse que os sacos cheios de lixo que ficam amontoados no chão, acabam sendo rasgados e espalhados.
A Secretaria de Serviços de Cariacica informa que a retirada dos contêiners foi solicitada após reunião do Conselho Municipal de Infraestrutura e não há previsão de retorno.
Informa ainda que realiza a coleta do lixo em todo o município regularmente, mesmo durante esse período de pandemia do novo coronavírus.
Os serviços foram adequados para que não prejudicassem a coleta.
Os moradores devem atentar-se aos horários da passagem do caminhão de coleta nos bairros, os horários estão disponibilizados no site da Prefeitura Municipal de Cariacica, no item: Itinerários PMC - Coleta de Lixo.
O endereço é www.cariacica.es.gov.br/static/files/Coleta-Cariacica.pdf
Carolina disse que sem a colocação das caixas coletoras a situação tende a se agravar ainda mais no local.
Praia do Canto
Venda de veículo
Luiz Albino Santos Bella, empreendedor
“É absurdo que nos tempos atuais o vendedor de um veículo não possa fazer o comunicado de venda pela internet e tenha que se dirigir até o Detran”.
O Detran-ES esclarece que desde maio de 2020, oferece no site do órgão: www.detran.es.gov.br esse serviço. Por lá, além do comunicado é possível enviar toda a documentação do veículo e do proprietário.
Santa Terezinha
Toque de recolher
Morador (identidade preservada por segurança)
“Desde segunda-feira, dia 11, que há toque de recolher e tiroteio nas ruas e nem assim a polícia vem”.
A Polícia Militar foi acionada para averiguar denúncia de que dois indivíduos armados estariam dando "toque de recolher" na noite da última segunda-feira. Os militares foram ao local e verificaram que o comércio estava funcionando normal e também que havia pessoas circulando na rua.
Primavera
Iluminação fraca
Sérgio Gomes, técnico em vendas
A rua da policlínica do bairro está com iluminação fraca demais, mesmo sendo um trecho muito movimentado. Quando o local receberá lâmpadas de led”?
A Secretaria de Ordem Pública e Serviços Urbanos de Viana afirma que está substituindo a iluminação de toda cidade por lâmpadas de Led. O serviço atingirá todos os bairros conforme o cronograma.
Enseada do Suá
Pedestre em risco ao atravessar pista
“Pedestres são obrigados a andar no meio da rua, fora da calçada na avenida Américo Buaiz. Isso porque o canteiro foi todo preenchido com jardim, não tendo espaço para os pedestres transitarem em segurança”.
A Secretaria de Desenvolvimento da Cidade de Vitória explica que o projeto foi elaborado priorizando a segurança dos pedestres, de modo a induzi-los a utilizar a faixa. Os passageiros que descem dos coletivos devem desembarcar na calçada e, caso precisem atravessar a via, respeitar a sinalização horizontal fazendo a travessia sobre a faixa.
Jardim Camburi
Bares lotados
Leonardo Mello, assistente social
“Dois bares instalados na orla da Praia de Camburi estão lotados”
A Secretaria de Desenvolvimento da Cidade de Vitória alega que realiza abordagens nos estabelecimentos. Só no último fim de semana, foram vistoriados 77 bares da capital. Doze deles funcionavam de forma irregular (fora do horário permitido) e tiveram suas atividades paralisadas.
OPINIÃO DO LEITOR
Vacinas
Vemos vários países fabricando vacinas para comabater a Covid-19. Então, perguntamos: por que o Brasil não tem o mesmo empenho?
O governo não pode ficar na dependência de outras nações, tem que correr atrás, porque a situação está ficando muito feia, devido a quantidade de pessoas mortas e atingidas pelo vírus. Até parece o fim do mundo. Que Deus nos proteja. Amém!
Angelo Rozalem
Bairro de Fátima - Serra
Recado
E estamos todos aqui no planeta Terra, um pouco menos aflitos agora, com a esperança de alcançarmos a dádiva da salvação com a tão próxima possibilidade de nos vacinarmos contra a Covid-19. Quem diria?
Em pleno século 21, quando humanos já se organizavam para um belo passeio no espaço sideral, o encantado domínio dos céus, a humanidade volta aos tempos bíblicos de uma espécie de Arca de Noé, a única possibilidade de nos salvarmos de um catastrófico dilúvio patrocinado, não por um Ser Supremo, mas por um vírus invisível com uma incomensurável capacidade de destruição. Quem sabe um recado?
Roberto Pimentel
Praia do Canto - Vitória
Pragas
Estamos na iminência do imunizante contra a Covid-19. Há muitos pensando que a vacina é a solução para todos os males. Ledo engano, estamos no fim de um ciclo e está na Bíblia que estas coisas são o princípio das dores (Mt.24:8).
Da mesma forma que a saída do povo do Egito foi antecedida por pragas, também será com o arrebatamento da igreja.
Valdeci Carvalho Ferreira
Mata da Serra - Serra
Moqueca
Na gestão anterior de Renato Casagrande, ele recebeu autoridades nacionais e o almoço foi um churrasco. Publiquei carta em A Tribuna dizendo que o correto seria ter oferecido uma moqueca capixaba.
Agora, ele recebeu autoridades com a moqueca capixaba, a que não é peixada. Sinal que ele lê A Tribuna e nossas cartas.
Ah! Parabenizo a iniciativa de reativar o Aquaviário, atendendo a esse antigo anseio da população capixaba.
Aldo José Barroca
Antônio Honório - Vitória
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Qual a Bronca?,por Redação jornal A Tribuna