Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

TRIBUNA LIVRE

Como começar 2021 com mais esperança em meio à pandemia?

| 06/01/2021, 09:13 h | Atualizado em 06/01/2021, 09:17
Tribuna Livre

Leitores do Jornal A Tribuna


A pandemia de Covid-19 entrou em nossa vida sem aviso prévio e não pediu licença. De uma hora para outra, vimos nosso cotidiano ser alterado das mais diversas formas, seja no trabalho, na relação com as pessoas, no nosso próprio direito de ir e vir livremente. Tivemos nossas rotinas mudadas bruscamente.

É claro que nem todos passaram por essa experiência de forma igual. Muitos lidaram com perdas imensuráveis, com familiares e amigos que perderam a vida por causa da doença. Outros encararam o desemprego, ficaram sem fonte de renda e sem expectativa de melhora. Alguns passaram a trabalhar de casa, longe dos colegas e da interação social. O questionamento agora é: como começar 2021 com mais esperança?

Em primeiro lugar, é necessário buscar o equilíbrio psicológico. Um estudo publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) mostrou que, no ano de 2019, o Brasil foi considerado o país mais ansioso do mundo.

A pandemia só acelerou nossa ansiedade e nos fez correr o risco de virarmos também uma nação de pessoas deprimidas.

Por isso, a palavra-chave é rotina. Ela nos coloca nos eixos, nos dá direcionamento. Uma vida sem rotina pode causar um colapso existencial em quem não tem boa saúde mental. Para uma boa rotina, são necessários cinco passos.

O primeiro deles é ter uma missão. Saiba o que é prioridade na sua vida, entenda o que quer alcançar neste ano e se dedique às suas metas. Os planos não precisam ser mirabolantes. Mantenha-se realista para evitar frustrações. Porém, não deixe de planejar.

O segundo passo é ter espaço para o lazer na sua vida. Momentos de diversão com pessoas queridas (desde que respeitadas as regras de distanciamento social, afinal, ainda vivemos uma pandemia que infelizmente está adoecendo milhares de pessoas a cada dia que passa) ou até consigo mesmo são importantes.

Manter um cronograma de atividade física regular é o terceiro pilar de uma rotina consistente.

Focar na espiritualidade e entrar em conexão com sua essência além do mundo material é o quarto passo.

Não importa qual seja sua religião ou credo. O que importa é entender que somos mais do que matéria e há algo maior e às vezes além de nossa compreensão.

Por fim, descanse. Não subestime o poder do descanso. Nossa mente vive 24 horas por dia preparada para o perigo. Em um ano como 2020, estivemos mais alertas do que nunca. Porém, uma mente descansada é uma mente criativa. E acredite: a criatividade será uma das habilidades mais necessárias em 2021.

O ano de 2020 nos trouxe muitos desafios e perdas, mas também nos proporcionou a capacidade de planejar. 2021 pode ser mais saudável e produtivo se assim acreditarmos. Esteja preparado. Estude para aquele concurso caso queira uma carreira pública, ou aposte suas cartas em uma nova área de trabalho, faça cursos (mesmo os online) que aumentem sua capacitação.

Tenha em mente que ainda enfrentaremos muitos obstáculos e que a pandemia ainda não acabou. Mas ela não precisa ser tão incapacitante como foi no ano passado. Ainda há tempo para crescer.

VITOR MAIA é médico do Trabalho e psiquiatra.

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Tribuna Livre

Tribuna Livre, por Leitores do Jornal A Tribuna

ACESSAR Mais sobre o autor
Tribuna Livre

Tribuna Livre,por Leitores do Jornal A Tribuna

Tribuna Livre

Leitores do Jornal A Tribuna

Tribuna Livre