Marcha
Folha de São Paulo
Siga o Tribuna Online no Google
Dados da arrecadação de impostos em 18 estados e no Distrito Federal, com base na emissão de notas fiscais eletrônicas, mostram que dezembro foi um mês de forte recuperação das receitas públicas, com crescimento de 21% em relação a dezembro de 2019.
Apesar do aumento dos casos da Covid-19 no fim do ano, as atividades não pararam. Em todo 2020, os dados mostram a arrecadação 7% acima da contabilizada no ano anterior, antes da chegada da doença.
Retrospectiva
Abril e maio foram meses de forte retração da arrecadação (-17% e -10%, respectivamente), durante o período de isolamento mais rigoroso. Mas a partir de junho ela voltou a subir.
Divisão
O resultado sugere que os estados do Norte e Nordeste tiveram desempenho mais positivo em 2020. O Rio fechou o ano com uma queda de 0,8% na arrecadação e o Rio Grande do Sul, com alta de 3,05%, abaixo da inflação. Já o Piauí teve aumento de 16,12% e o Pará, de 24,4%.
Nanismo
Análise preliminar do governo gaúcho indica que as empresas do Simples (as menores) sofreram mais com a pandemia, com queda de 2,4% nas vendas de janeiro a novembro. As grandes tiveram alta de 0,8%. Só em setembro as vendas voltaram a crescer para as pequenas. Para as maiores, a recuperação começou em junho.
Migué I
A Polícia Federal encontrou e-mail com um pedido de dinheiro em troca da devolução de supostos arquivos roubados na investigação sobre o caso do hackeamento do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Migué II
Mas análise preliminar aponta para um aproveitador, sem ligação de fato com a invasão. A mensagem pedia uma quantia em bitcoins em troca do material. O episódio ocorreu em novembro.
Terapia
O blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio relata se tratar com ozonioterapia para se recuperar de uma queda que sofreu enquanto esteve detido no presídio da Papuda. Ele é investigado no inquérito dos atos antidemocráticos.
Bullying
A técnica, que administra uma mistura de oxigênio e ozônio no corpo por diversas vias, é alvo frequente de deboches homofóbicos de Jair Bolsonaro desde que Volnei Morastoni (MDB), ex-prefeito de Itajaí, gravou vídeo sugerindo aplicação retal do ozônio contra Covid-19.
Quase...
Após união em apoio a Guilherme Boulos contra Covas no segundo turno no ano passado, PSOL e PT começaram 2021 se estranhando na Câmara Municipal de SP.
...irmãos
O Psol lançou Erika Hilton à presidência, mas o PT votou em Milton Leite (DEM), em uma negociação que resultou em uma posição na Mesa Diretora para a sigla.
Tô fora
Juliana Cardoso (PT) foi eleita primeira-secretária defendendo luta conjunta das esquerdas. Mas não com os votos dos vereadores do Psol, que preferiram se ausentar ou se abstiveram na votação.
Ano novo
Luiz Phillippe de Orleans e Bragança (PSL-SP) é um dos 47 deputados que assinaram um manifesto cobrando compromisso do próximo presidente da Câmara com reformas econômicas, como a administrativa e a tributária, além de mudanças nas regras da Casa. Parlamentares do Novo e do PSL, ligados a Jair Bolsonaro, integram a lista.
Corpo e membros
Bragança diz não querer votar nem em Baleia Rossi (MDB-SP) nem em Arthur Lira (PP-AL). Mas pende para Lira. "Ele foi o único que reconheceu o manifesto, por isso se coloca de maneira diferenciada", diz. O presidente do PSL, Luciano Bivar (PE), faz parte do bloco de Baleia.
Sem parar
O manifesto pede ainda mudanças na Câmara, como a restrição dos instrumentos de obstrução da pauta, utilizados principalmente pela oposição.
Round
Representantes das centrais sindicais marcaram para a próxima terça sua primeira reunião do ano. Querem discutir alternativas para pressionar pela volta do auxílio emergencial e pela vacinação em massa. Pretendem acionar políticos em Brasília e querem ajuda de movimentos sociais, como CNBB, OAB e UNE.
Tiroteio
“Prefeita da Praia Grande diz que não sabe se tem contágio no mar. Essas são as horas que o PSDB deixa a desejar”. De Alexandre Frota (PSDB-SP), deputado, sobre tucana Raquel Chini ter minimizado aglomeração gerada na praia por Jair Bolsonaro.
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Painel,por Folha de São Paulo