Tecnologia ajuda na hora da faxina
Redação jornal A Tribuna
O futuro é digital, com tecnologias contribuindo para o avanço de diversos setores. O trabalho, os estudos e até a rotina doméstica podem ser facilitados ou potencializados por recursos tecnológicos.
Robôs aspiradores, extratora, lava-louças, assistentes digitais e aplicativos de celular para ajudar no planejamento de tarefas são alguns dos aliados das donas de casa. Além deles, há utensílios mais simples que poupam esforço, como panelas elétricas, aspirador vertical e um esfregão que substitui a vassoura e o rodo.
A popularização dessas ferramentas fez com que elas ficassem mais acessíveis, e muitas casas já contam com essa ajuda extra, avaliam especialistas.
A personal organizer Nathália Leal nota a adesão das famílias às tecnologias e destaca a praticidade delas no uso diário. “Todo mundo está em busca de tempo. Tempo para descansar, praticar um hobby e aproveitar melhor a vida. Então tudo que podemos utilizar para economizar tempo contribui para uma maior qualidade de vida”, ressalta.
Pandemia
Felipe Aguiar, gerente comercial da Leroy Merlin, salienta que a pandemia fortaleceu o interesse das pessoas por essas tecnologias. Permanecendo mais tempo em casa, as famílias produzem mais sujeira, o que as deixa mais estressadas, então preferem investir nessas ferramentas.
“Há tecnologias que antes só eram usadas por profissionais, mas agora muitos desses produtos ficaram mais acessíveis e as pessoas estão preferindo ter em casa em vez de contratar o serviço. Exemplo: uma extratora.”
O equipamento é utilizado para limpeza de estofados e também de superfícies. Ele solta água para higienização do objeto e já aspira em seguida, explica Felipe Aguiar.
A pandemia intensificou ainda a preocupação com a limpeza profunda devido ao receio de ser infectado pelo novo coronavírus. Tiago Hasselmann, empresário de tecnologia e inovação, observa o interesse para uso doméstico por equipamentos que esterilizam o ambiente.
O especialista aponta três diferentes aparelhos que eliminam bactérias, germes e vírus: o ionizador de íons negativos, o equipamento de desinfecção com raio UV e o gerador de ozônio.
“O ideal é associar essas tecnologias com a limpeza convencional, eliminando resíduos do dia a dia, como poeira, saliva eliminada na conversa e gordura.”
“Facilidade no dia a dia”
A tecnologia é uma forte aliada na rotina doméstica da criadora de conteúdo e publicitária Ariane Barbarioli Perovano, de 28 anos. O principal ajudante é o robô aspirador, que limpa o piso enquanto ela faz outras atividades ou brinca com a filha Maria Eduarda Perovano Pitta, de 3.
“Tenho ajudante apenas uma vez na semana, mas meu cachorro solta muito pelo, então quando vejo os fios no meu piso, que é branco, já coloco o aspirador para funcionar”, relata.
Ariane conta ainda com o auxílio de uma assistente digital, especialmente para consultar receitas na hora de cozinhar; lava-louças para quando recebia convidados; steamer, um passador a vapor que proporciona praticidade; além de um aspirador vertical.
“Sempre fui muito tecnológica e esses equipamentos facilitam a rotina. Principalmente o aspirador me ajudou a tentar manter a ordem em casa durante a pandemia”, completa.
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
AT em Família,por Redação jornal A Tribuna