Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

PAINEL

Direitos

| 28/11/2020, 11:12 h | Atualizado em 28/11/2020, 11:23
Painel

Folha de São Paulo

Siga o Tribuna Online no Google

Google icon

As propostas da Comissão Nacional da Mulher Advogada para que as eleições da OAB tenham mais representatividade serão votadas na terça (1º), no colégio da instituição.

O órgão é composto por 27 presidentes de seccionais, todos homens. Entre as propostas estão a paridade nas chapas (50% de membros de cada gênero) de eleições seccionais e federais, a redução de custos das campanhas e a proibição da candidatura de quem tenha praticado violência contra mulheres, crianças, idosos.

Lápis
Até o momento, 14 presidentes de seccionais já se manifestaram favoravelmente à proposta. Nos bastidores, dirigentes dizem que a seccional de São Paulo deve ser contra.

Lei seca
O enxugamento de custos das campanhas aconteceria, segundo proposta da CNMA, pela proibição da distribuição gratuita de bebidas alcoólicas em espaços e eventos políticos das chapas. Essa medida contribuiria à paridade porque as mulheres recebem menos e por isso têm mais dificuldades de participarem da disputa.

Desequilíbrio
Segundo levantamento da CNMA a partir de dados da OAB Nacional, há 596.041 advogadas e 602.207 advogados no País.

Cumpra-se
A Justiça do Amapá determinou ontem que as emissoras de TV de Macapá passassem a veicular imediatamente as propagandas eleitorais dos candidatos que concorrem no primeiro turno municipal.

Queixas
A determinação atendeu a um requerimento de Josiel Alcolumbre, irmão do presidente do Senado, e foi alvo de contestações tanto de partidos concorrentes quanto da afiliada da Globo, a Rede Amazônica Macapá.

Efeito
Membros da equipe econômica reclamam que o aumento do IOF nas operações de crédito, decretado por Jair Bolsonaro na quinta-feira, vai onerar principalmente as pequenas empresas atendidas pelas linhas emergenciais criadas pelo próprio governo para evitar a quebradeira na pandemia. Defendiam que a conta fosse paga com fundos do setor energético.

Conta
Quem tomar um empréstimo de um ano pelo Pronampe, por exemplo, que tem taxa de juros de 2% ao ano, deverá pagar mais 3,38% do valor que pegou emprestado para pagar o imposto. Além disso, o governo vai arrecadar mais do que os R$ 80 milhões prometidos para ajudar o Amapá.

Ex
Além de ser interrogado em inquéritos sobre suposto vazamento de informações da Polícia Federal para a família Bolsonaro no caso Queiroz, Paulo Marinho foi chamado para depor como testemunha na investigação sobre disparos de WhatsApp na eleição de 2018. A oitiva do empresário, no entanto, não levou novidades sobre o tema.

Outro ex
Também a pedido do Ministério Público, o ex-ministro Gustavo Bebianno seria ouvido no caso, mas morreu antes de poder dar seu depoimento.

Mira
Como mostrou o Painel no último domingo, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, autorizou compartilhamento de uma busca e apreensão contra bolsonaristas neste inquérito.

Maps
A Justiça de Minas Gerais tenta intimar Alexandre Frota (PSDB-SP) há mais de um ano, sem sucesso. Processado por Rodrigo Morais, delegado que presidia o inquérito da facada contra Jair Bolsonaro em 2018 e que pede indenização por danos morais, Frota não foi encontrado em Brasília após tentativas de oficial de Justiça nesse período.

Onde está
O delegado também ajuizou ação contra Frederick Wassef, que se identificava como advogado de Bolsonaro. Ele dizia que o delegado prevaricava e não queria encontrar o verdadeiro mandante da facada. Wassef ainda não foi formalmente citado.

União
O governo de São Paulo entregou na última semana sua base de dados completa de registro de índices de acidentes de trânsito para o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).

Fotografia
As informações vão integrar o Renaest (Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito). A ideia é que até 2022 todas os números do país sobre esse tema estejam unificadas. O Detran paulista foi o primeiro a enviar os levantamentos.

Tiroteio
“O presidente, que fazia a retórica do conhecereis a verdade, se esconde atrás da mentira a fim de se safar das atrocidades que diz”.

De Marina Silva (Rede), ex-presidenciável, sobre Jair Bolsonaro negar ter falado em “gripezinha” após ter usado termo em discurso oficial.

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Painel

Painel, por Folha de São Paulo

ACESSAR Mais sobre o autor
Painel

Painel,por Folha de São Paulo

Painel

Folha de São Paulo

Painel