Direitos
Folha de São Paulo
Siga o Tribuna Online no Google
As propostas da Comissão Nacional da Mulher Advogada para que as eleições da OAB tenham mais representatividade serão votadas na terça (1º), no colégio da instituição.
O órgão é composto por 27 presidentes de seccionais, todos homens. Entre as propostas estão a paridade nas chapas (50% de membros de cada gênero) de eleições seccionais e federais, a redução de custos das campanhas e a proibição da candidatura de quem tenha praticado violência contra mulheres, crianças, idosos.
Lápis
Até o momento, 14 presidentes de seccionais já se manifestaram favoravelmente à proposta. Nos bastidores, dirigentes dizem que a seccional de São Paulo deve ser contra.
Lei seca
O enxugamento de custos das campanhas aconteceria, segundo proposta da CNMA, pela proibição da distribuição gratuita de bebidas alcoólicas em espaços e eventos políticos das chapas. Essa medida contribuiria à paridade porque as mulheres recebem menos e por isso têm mais dificuldades de participarem da disputa.
Desequilíbrio
Segundo levantamento da CNMA a partir de dados da OAB Nacional, há 596.041 advogadas e 602.207 advogados no País.
Cumpra-se
A Justiça do Amapá determinou ontem que as emissoras de TV de Macapá passassem a veicular imediatamente as propagandas eleitorais dos candidatos que concorrem no primeiro turno municipal.
Queixas
A determinação atendeu a um requerimento de Josiel Alcolumbre, irmão do presidente do Senado, e foi alvo de contestações tanto de partidos concorrentes quanto da afiliada da Globo, a Rede Amazônica Macapá.
Efeito
Membros da equipe econômica reclamam que o aumento do IOF nas operações de crédito, decretado por Jair Bolsonaro na quinta-feira, vai onerar principalmente as pequenas empresas atendidas pelas linhas emergenciais criadas pelo próprio governo para evitar a quebradeira na pandemia. Defendiam que a conta fosse paga com fundos do setor energético.
Conta
Quem tomar um empréstimo de um ano pelo Pronampe, por exemplo, que tem taxa de juros de 2% ao ano, deverá pagar mais 3,38% do valor que pegou emprestado para pagar o imposto. Além disso, o governo vai arrecadar mais do que os R$ 80 milhões prometidos para ajudar o Amapá.
Ex
Além de ser interrogado em inquéritos sobre suposto vazamento de informações da Polícia Federal para a família Bolsonaro no caso Queiroz, Paulo Marinho foi chamado para depor como testemunha na investigação sobre disparos de WhatsApp na eleição de 2018. A oitiva do empresário, no entanto, não levou novidades sobre o tema.
Outro ex
Também a pedido do Ministério Público, o ex-ministro Gustavo Bebianno seria ouvido no caso, mas morreu antes de poder dar seu depoimento.
Mira
Como mostrou o Painel no último domingo, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, autorizou compartilhamento de uma busca e apreensão contra bolsonaristas neste inquérito.
Maps
A Justiça de Minas Gerais tenta intimar Alexandre Frota (PSDB-SP) há mais de um ano, sem sucesso. Processado por Rodrigo Morais, delegado que presidia o inquérito da facada contra Jair Bolsonaro em 2018 e que pede indenização por danos morais, Frota não foi encontrado em Brasília após tentativas de oficial de Justiça nesse período.
Onde está
O delegado também ajuizou ação contra Frederick Wassef, que se identificava como advogado de Bolsonaro. Ele dizia que o delegado prevaricava e não queria encontrar o verdadeiro mandante da facada. Wassef ainda não foi formalmente citado.
União
O governo de São Paulo entregou na última semana sua base de dados completa de registro de índices de acidentes de trânsito para o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).
Fotografia
As informações vão integrar o Renaest (Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito). A ideia é que até 2022 todas os números do país sobre esse tema estejam unificadas. O Detran paulista foi o primeiro a enviar os levantamentos.
Tiroteio
“O presidente, que fazia a retórica do conhecereis a verdade, se esconde atrás da mentira a fim de se safar das atrocidades que diz”.
De Marina Silva (Rede), ex-presidenciável, sobre Jair Bolsonaro negar ter falado em “gripezinha” após ter usado termo em discurso oficial.
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Painel,por Folha de São Paulo