Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

AT EM FAMÍLIA

Comer ovo todo dia faz mal à saúde?

| 27/10/2020, 17:33 h | Atualizado em 27/10/2020, 17:46
AT em Família

Redação jornal A Tribuna


Muito consumido pelos que buscam a hipertrofia como resultado na academia, o ovo é uma rica fonte de proteína – nutriente primordial para construção de massa muscular.

Não é estranho pensar que uma das maiores musas fitness do Brasil, Gracyanne Barbosa, tenha esse alimento como base de sua dieta. Porém, a revelação de que ela comeu nada menos que oito mil ovos durante a quarentena chocou os internautas.


          Imagem ilustrativa da imagem Comer ovo todo dia faz mal à saúde?
Uma das maiores musas fitness do Brasil, Gracyanne Barbosa (destaque) chocou internautas ao revelar que comeu nada menos que oito mil ovos durante a quarentena |  Foto: Divulgação

A nutricionista Leticia Matrak salienta que a ingestão diária de ovos não faz mal à saúde, mas é necessário equilíbrio.

“Não tem problema comer todos os dias, mas tem gente exagerando. Quando vemos essas pessoas que comem muito, elas provavelmente receberam orientação de nutricionista, então não se pode repetir”, alerta Leticia.

A especialista explica que até o consumo da gema pode ser saudável se em quantia moderada e que o preparo interfere nas propriedades nutricionais. O mais indicado é optar pelo ovo poché (frito na água), cozido ou preparado em frigideiras antiaderentes.

O ovo é bom para memória, produção hormonal e de neurotransmissores, e para o rejuvenescimento, porém a quantidade ideal depende de cálculo individualizado, pontua a nutricionista.

Apesar do auxílio que os nutrientes presentes no ovo trazem ao ganho de massa magra, o nutrólogo Sandro Ferraz reforça a necessidade do equilíbrio.

“Todo excesso de proteína gera uma sobrecarga renal, ou seja, esse nutriente tem que ser calculado entre 1,5 a 2,5 gramas de peso, de acordo com a dieta de cada pessoa. Mas ingerir em grandes quantidades pode, sim, causar riscos”, aponta.

Em caso de pessoas com histórico de doenças renais na família, a atenção deve ser redobrada, visto que a proteína que não é usada pelo corpo é eliminada por meio do órgão, sobrecarregando suas funções.

Entre os sintomas dessa sobrecarga estão pedra nos rins, problemas no fígado, aumento de peso e osteoporose – já que o nutriente em excesso ocasiona o aumento da excreção de cálcio, explica Ferraz.


Benefícios do ovo no organismo


Melhora até mesmo a vida sexual

Aumento de massa magra
> O ovo proporciona ao organismo aminoácidos essenciais – não produzidos pelo corpo – que auxiliam no reparo e na estruturação das fibras musculares.


          Imagem ilustrativa da imagem Comer ovo todo dia faz mal à saúde?
Nutrientes presentes no ovo ajudam a manter a saciedade e, por consequência, fazem com que a pessoa diminua a ingestão de calorias |  Foto: Divulgação
Auxilia na saúde ocular
> Rico em substâncias como luteína e zeaxantina, antioxidantes que ficam na retina, pode prevenir doenças oculares e degeneração macular.

Promove saciedade
> Os nutrientes presentes no alimento contribuem para a saciedade e, por consequência, fazem com que a pessoa diminua a ingestão de calorias.

Melhora a vida sexual
> Ajuda com a libido e com os neurotransmissores do bem-estar, o que impacta positivamente na vida sexual.

Faz bem ao cérebro
> De acordo com um estudo da The American Journal of Clinical Nutrition, devido à colina (vitamina B8) presente na gema, o ovo pode melhorar o desempenho cerebral, a memória e até reduzir o risco de demências.

Fonte: Especialistas entrevistados.
 

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

AT em Família

AT em Família, por Redação jornal A Tribuna

ACESSAR Mais sobre o autor
AT em Família

AT em Família,por Redação jornal A Tribuna

AT em Família

Redação jornal A Tribuna

AT em Família